Muzio Clementi nasceu a 23 Janeiro de 1752 em Roma.
Já falámos de Clementi quando traçamos o percurso do seu aluno John Field. Como compositor Clementi é hoje relativamente desconhecido. Não fosse o facto de algumas das suas peças serem frequentemente utilizadas para ensino acrescido do recente esforço do grande pianista Vladimir Horowitz e Clementi teria desaparecido quase completamente da nossa memória.
Isto apesar da sua influência ter sido considerável na sua época nomeadamente por ter sido o editor de algumas das obras de Beethoven (demasiado liberal nas correcções que se permitia de acordo com a opinião de alguns musicólogos), de ter sido um dos alicerces na consolidação da forma actual do piano enquanto instrumento (no seu notável papel de fabricante) e ainda por ter sido autor de um manual de ensino Gradus ad Parnassum do mesmo instrumento que foi notável para época.
Provavelmente de forma inadvertida Mozart contribuiu de forma significativa para este esquecimento ao emitir em algumas cartas opiniões muito pouco favoráveis (e estamos aqui a ser simpáticos) sobre Clementi. Pensa-se que Mozart não teria intenção que essas cartas alguma vez fossem tornadas públicas mas ao sê-lo acabaram por espessar uma profunda e injusta sombra na obra de um homem que se dedicou de corpo e alma ao Piano. Inversamente Beethoven era um profundo admirador da obra de Clementi sendo inclusivamente clara a influência que este exerceu numa parte substancial da obra de Beethoven para este instrumento.
Tendo os seus alunos vindo mais tarde a influenciar toda uma escola de pianistas pensamos ser justo recordar aqui uma das suas peças que continua hoje a ser tocada por milhares de jovens pelo mundo inteiro. Neste caso uma jovem de seis anos que podem ouvir aqui (trata-se da sonata nº3 Op. 36 em Dó Maior). Por curiosidade se quiserem ver essa mesma jovem cinco anos mais tarde a tocar Beethoven podem vê-la aqui. Notável penso, veremos o que o futuro lhe reserva ...
Clementi faleceu em Evesham no dia 10 Março de 1832.
Notável! Sem dúvida esta miúda. Certamente que teremos noticias dela neste espaço daqui a uns anos.
ResponderEliminarEste seu comentário ficou aqui perdido sem uma resposta. As minhas desculpas mas estes últimos dias têm sido complicados ... Sabe que entre uma criança prodigio que esta certamente é e um artista na idade adulta há muitas etapas. Nem todos chegam lá. Aliás a maioria não ... isto não é um facto muito conhecido mas a maioria dos prodígios não chega a ser uma estrela na idade adulta. E nem todos os grandes artistas foram crianças prodígio ...
ResponderEliminar