Aron Arensky |
Esta peça em particular foi composta em 1894 sendo em simultâneo uma homenagem a Mendelssohn e dedicada a memória de Karl Davidov (aliás é por vezes denominado o Trio Davidov) violoncelista e pedagogo.
O trio é composto por quatro andamentos que vos convidamos a ouvir numa interpretação com Robert Preston no Piano, Erik Friedman no violino e James Kreger no violoncelo.
Allegro moderato Scherzo (parte 1 e parte 2) - Allegro molto - Elegia - Adagio Finale - Allegro non troppo
Gostaria de vos chamar a atenção no primeiro andamento do tema constantemente repetido em várias variações de um grande lirismo. O segundo andamento é muito ao estilo de Mendelssohn que aliás caracterizava o compositor. A Elegia, o meu andamento preferido é um belíssimo Andante ... para terminar num ultimo andamento que transborda de energia. Acreditem vale a pena ouvir este trio do principio ao fim.
Curiosamente este trio deverá ter sido uma das primeiras obras gravadas graças a Julius Block que gravou em cilindros de cera num trio que deverá ter sido fantástico dado que Arensky tocava a parte de piano (além de compositor e pedagogo Arensky era um talentoso pianista). Estas gravações podem hoje ser adquiridas em CD pelo preço de $54 dolares (3 CD) com todos os cilindros recolhidos por Julius Block que incluem além desta gravação do Trio de Arensky algumas outras pérolas como gravações de Kreutzer, Taneyev, Conus e ainda gravações das vozes de Tolstoi e Tchaikovsky entre outros.
Toda a história dos cilindros e a encomenda dos discos pode ser encontrada aqui. Nesta imagem aqui ao lado podem ver alguns dos cilindros da colecção agora compilados nos 3 CDs de que vos falei.