quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

In Memoriam - Van Cliburn ( 1934 - 2013)

Faleceu hoje, bem tecnicamente foi ontem dia 27 de Fevereiro, o pianista Van Cliburn conhecido para além do indiscutível mérito artístico por em plena guerra fria ter vencido o Concurso Internacional Tchaikovsky que se desenrolava na capital soviética. Capa da Times foi o primeiro pianista a vender mais de 1 milhão de cópias num disco de música clássica no caso o 1º Concerto para piano e Orquesta de Tchaikovski.

Falamos dele quando propusemos uma segunda lista de 10 pianistas em resposta à lista de 10 da Limelight. Quando soube que tinha falecido soube imediatamente qual o concerto que vos queria colocar aqui. Um daqueles que construíram a sua reputação, um dos concertos que emocionalmente tem um significado muito muito especial para mim. Não me esquecerei do dia 5 de Abril de 2009 com o António Rosado, uma orquestra de jovens e uma companhia muito especial para mim.



Que descanse em paz e que ilumine quem o pode agora ouvir com a sua música que continuará celestial. Que se façam companhia.

Oportunidades na Amazon