domingo, 15 de março de 2009

Korngold - Concerto para violino em Ré Maior

Continuando a série sobre os concertos para Violino da nossa lista que está a votação vamos hoje falar do concerto de Korngold Op. 35 em Ré Maior.

Da lista que vos submeti a votação este concerto, o concerto de Philipe Glass e o de Glazunov confesso que nunca tinha ouvido na sua totalidade, foram sugestões de leitores deste blog. E ainda bem que as fizeram porque estes concertos são realmente muito interessantes. Fiquei assim com mais algumas obras para explorar.

Este concerto foi composto em 1945 e foi dedicado a Alma Mahler viúva de Gustav Mahler que tinha sido o mentor de Korngold na sua infância. Aliás essa história merece um parenteses. Na verdade Korngold tinha então 10 anos quando o seu pai o levou a conhecer Gustav Mahler que achou que o rapaz tinha tanto talento que convenceu Alexander Zemlinsky (o único professor de Schoenberg e obviamente um compositor e maestro de grande talento) a dar-lhe aulas.

Sobre a sua orientação o jovem Korngold produz com 11 anos uma pantomina que é estreada com enorme sucesso na ópera de Viena. Com 13 anos era já uma figura de relevo tendo sido comparado inclusivamente a Mozart ! Rapidamente com outras composições de relevo passou do estatuto de menino prodígio para uma certeza no campo da composição.

A história deste concerto de violino fica obviamente marcada por este começo de vida de compositor a que Korngold sempre ficou grato. Korngold foi convencido a escrever este concerto por Bronislaw Huberman (grande violinista Polaco de origem judaica) porém este foi escrito para Heifetz que o interpretou na estreia a 15 de Fevereiro de 1947 com a Orquestra Sinfónixa de Saint Louis dirigida por Vladimir Golschmann.

O concerto é baseado em parte no trabalho que Korngold vinha desenvolvendo deste 1934 para a indústria de filmes de Hollywood e que se tinha reforçado desde 1938 quando Korngold foi forçado a residir nos Estados Unidos em virtude da invasão da Aústria pelos Nazis.

O concerto é composto de três andamentos como na forma clássica. Utilizamos sempre para ilustrar este concerto uma interpretação do próprio Heifetz.

Primeiro Andamento (Moderato nobile) : O primeiro solo deste andamento é do filme Another Dawn enquanto o segundo tema é de Juárez. Oiçam aqui.
Segundo Andamento (Romance): O tema principal deste andamento é do filme
Anthony Adverse . Oiçam aqui este andamento.
Terceiro Andamento (Finale - Allegro assai vivace
) : O tema principal é baseado no filme The Prince and the Pauper. O final é simplesmente espectacular ! Oiçam aqui este andamento.

Oportunidades na Amazon