Bem tinha prometido esta votação por causa desta conversa com o meu filho por isso com a vossa ajuda compilei uma lista de várias hipóteses que vou submeter à vossa votação. Podem votar em tantos quantos quiserem e também podem fazer campanha ... Os concertos estão apresentados por ordem cronológica. Para os que já foram apresentados neste blog deu-se o link, para os restantes para o caso de não os conhecerem dei um link para uma interpretação no You Tube.
01. Bach : Concerto para Violino em Lá Menor BMV 1041 (1717-1723). Oiçam aqui o primeiro andamento por David Oistrakh.
02. Mozart: Concerto para Violino No. 3 in Sol Maior, K. 216 (1775). Falamos aqui ainda que muito brevemente deste concerto.
03. Beethoven : Concerto para Violino em Ré Maior, op. 61 (1806). Falamos aqui deste concerto.
04. Paganini: Concerto para Violino No. 1 em Ré Maior, op. 6,(1811–17). Falamos deste concerto aqui.
05. Mendelssohn: Concerto para Violino em Mi Menor, op. 64 (1844). Oiçam aqui o inicio deste concerto por Janine Jansen nas Proms de 2005.
06. Vieuxtemps: Concerto para Violino No. 5 em Lá Menor, op. 37 (1861). Oiçam aqui o inicio deste concerto interpretado por Shlomo Mintz.
07. Bruch: Concerto para Violino No. 1 em Sol Menor, op. 26 (1867). Oiçam aqui o inicio deste concerto interpretado por Joshua Bell.
08. Brahms: Concerto para Violino em Ré Maior, op. 77 (1878). Falamos aqui deste concerto.
09. Tchaikovsky: Concerto para Violino em Ré Maior, op. 35 (1878). Falamos aqui deste concerto.
10. Antonín Dvořák: Concerto para Violino em Lá Menor, op. 53 (1879-80). Oiçam aqui o inicio deste concerto interpretado por Sarah Chang nas Proms.
11. Camille Saint-Saëns: Concerto para Violino No. 3 em Si Menor, op. 61 (1880). Oiçam aqui Zino Francescatti na interpretação do inicio deste concerto.
12. Sibelius: Concerto para Violino em Ré Menor, op. 47 (1904). Oiçam aqui Christian Ferras a interpretar o terceiro andamento deste concerto.
13. Glazunov: Concerto para Violino em Lá menor Op. 82 (1904): Oiçam aqui Heifetz a interpretar uma parte deste concerto.
14. Edward Elgar: Concerto para Violino em Si Menor, op. 61 (1910). Oiçam aqui uma parte deste concerto interpretado por Alfredo Campoli.
15. Sergei Prokofiev: Concerto para Violino No. 1 in Ré Maior, op. 19 (1917). Oiçam aqui uma interpretação de Joseph Szigeti.
16. Igor Stravinsky: Concerto para Violino (1931). Oiçam aqui uma interpretação de Tossy Spivakovsky.
17. Khachaturian: Concerto para Violino em Ré Menor, op. 46 (1940). Oiçam aqui uma interpretação de Izthak Perlman.
18. Korngold: Concerto para Violino em Ré Maior, op. 35 (1945). Oiçam aqui por Leonidas Kavacos.
19. Shostakovich: Concerto para Violino No. 1 em Lá Menor, op. 77 (1948). Oiçam aqui Kogan interpretar uma parte do terceiro andamento.
20. Philip Glass : Concerto para Violino (1987). Oiçam aqui. Tenho de descobrir mais sobre esta obra ... Nem sei se apenas haverá este concerto ou se o extracto diz respeito a este ... Alguém sabe?
Fernando, obrigada pela listagem e pelos links, vou aproveitar para conhecer mais alguns concertos.
ResponderEliminarSobre o concerto para violino do Phillip Glass, tanto quanto sei é único. Eu tenho a gravação da Naxos. Este excerto é realmente o primeiro andamento, oiça o segundo aqui: foi por este que inicialmente me apaixonei.
E para quem quiser saber mais, o Glass tem um site oficial.
Votei em 4: Beethoven, Bruch, Mendelssohn e Brahms.
ResponderEliminarO concerto de Bruch é dos mais interessantes de todos os tempos, com o seu dionisíaco Allegro energico final. É capaz de convocar da tumba todos os grandes violinistas mortos para um último grande solo.
Bem, estou a ver que terei de passar de novo por aqui, mas com tempo disponível para ficar e ficar e ficar... É que, se existem alguns concertos que adorarei voltar a ouvir, haverá outros que vou descobrir, pois não conheço mesmo!
ResponderEliminarQue bom que o Fernando se dispôs a fazer esta excelente compilação! Espero que não se fique pelo violino ;)
Tenho o Glass na DG, pelo Gidon Kremer e com a Filarmonica de Viena. Não é de deitar fora, tem a sua graça e faz a diferença no estilo minimal repetitivo - mas nada que se compare aos clássicos! Ouve-se bem como música de fundo... o meu preferido é de longe o 3º andamento, que se constrói com é habitual em Glass ao ritmo de uma empolgante cavalgada de complexidade crescente. Do ponto de vista instrumental, a parte de violino parece-me fácil e atrozmente vulgar.
ResponderEliminarOBRIGADA pela lista, pelos links
ResponderEliminarAh e aos comentadores também agradeço.
Prometo votar. No que eu gostar mais!
I'll be back! rsrs
:))
OBRIGADA pela lista, pelos links
ResponderEliminarAh e aos comentadores também agradeço.
Prometo votar. No que eu gostar mais!
I'll be back! rsrs
:))