sábado, 16 de fevereiro de 2008

Beethoven Sonata nº 12 Op. 26 (Marcha Fúnebre)

Esta sonata é bastante original na sua forma. Em primeiro lugar porque tem quatro andamentos. Em segundo lugar porque se inicia com um andamento relativamente lento para depois retomar o esquema "normal" que por agora os leitores mais atentos deste blog já conhecem ... rápido-lento-rápido.

Esta peça, em Lá Bemol Maior foi composta em 1800-1801 aproximadamente na mesma altura que Beethoven compunha a sua primeira sinfonia.

Para vos ilustrar esta peça escolhi um pianista de quem já falámos. Poderão ver aqui Emil Gilels (1916-1985), pianista russo considerado um especialista de Beethoven interpretar o primeiro andamento (Andante com variações).

Podem ouvir o segundo andamento (Scherzo, allegro molto) aqui pelo mesmo pianista como vos disse.

O terceiro andamento (Maestoso andante, marcia funebre sulla morte d'un eroe) que de certa forma prenuncia a terceira sinfonia de Beethoven (Eroica e aquele fantástico andamento lento). Oiçam este andamento aqui.

O andamento final (Allegro) pode ser ouvido aqui.

Conforme poderão ter constatado se leram os comentários a interpretação de Emil Gilel não é consensual. Poderão ouvir uma outra interpretação de um outro fantástico pianista Benno Moiseiwitsch para poderem comparar ... A primeira parte aqui e a segunda aqui (não está dividido por andamentos como no caso de Gilels) e é apenas o som (não tem video) mas garanto-vos que vale a pena ouvir.

Se me perguntarem qual dos dois prefiro tenho confessar que gosto mais da interpretação de Moiseiwitsch mas penso que é uma questão de detalhe porque realmente as duas interpretações são fora-de-série.

2 comentários:

  1. O 2.º andamento da Patética e a Marcha Fúnebre desta Sonata Op. 26 são dos meus preferidos na obra para piano de Beethoven. Lembro-me de os tocar, há alguns anos :-)

    A versão da Marcha Fúnebre pelo Gigels acho-a um pouco pesada demais... e barulhenta...

    Bom sábado, Moura Aveirense

    ResponderEliminar
  2. Pois concordo inteiramente. Embora Gilels seja considerado um grande especialista de Beethoven eu acho que nesta interpretação ele é um bocado áspero demais. Há claro quem diga que é suposto ser assim ...

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon