sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Beethoven - Sonata para piano nº 8 Op. 13 (Pathétique)

Voltamos hoje às obras de Beethoven iniciando agora um ciclo sobre as suas sonatas para piano solo. Não vamos nesta fase ouvir todas as sonatas irei - sinceramente - manter o meu critério de vos mostrar em primeiro lugar aquelas que são mais "fáceis" de ouvir. Para quem não conhece é uma boa forma de se introduzir no mundo da música clássica. Para quem já conhece - é sempre bom recordar. Por outro lado tento sempre trazer interpretes que estejam eles também ligados à história da música clássica.

Esta Sonata para piano tem claro três andamentos dispostos na sequência tradicional: (andamento rápido-lento-rápido), embora o primeiro andamento comece de forma bastante "sombria". Esta sonata está cheia de melodias que todos trauteamos sem saber que fazem parte desta obra. Se quiserem comecem por ouvir logo o segundo andamento para perceberem o que vos estou a dizer.

Foi composta em 1798 tendo sido publicada no ano seguinte. A Sonata em Dó menor foi dedicada ao seu amigo o Prince Karl von Lichnowsky. Embora se pensasse que o nome tivesse sido escolhido por Beethoven considera-se mais provável que tenha sido determinado pelo editor embora com a concordância do compositor.

Para o primeiro andamento (Grave - Allegro di molto e con brio) escolhemos o jovem pianista Inglês Freddy Kempf. Podem ouvir este andamento aqui.

O segundo andamento (Adagio cantabile) poderão ouvi-lo na interpretação de Wilhelm Kempff (1895-1991) Como vos disse é talvez o andamento mais conhecido desta sonata e é lindíssimo. Oiçam esta interpretação fantástica aqui.

Para o terceiro andamento (Rondo: Allegro) escolhemos um pianista de que já por várias vezes falamos Glenn Gould . Podem ouvir este andamento aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon