sábado, 5 de janeiro de 2008

Um Aniversário e algum humor ...

Hoje antes do post "normal" do dia queríamos começar por dar os parabéns a um dos sites que utilizamos como referência : Opera e Demais interesses. O seu autor faz hoje 37 anos e segundo o que nos disse no seu blog acabou de adquirir a trigésima sétima versão de D. Giovanni. Uma razão excelente para lhe dar os parabéns e eventualmente procurar uma que não possua, mas não vai ser fácil ;-). Portanto Il Dissoluto Punito os meus sinceros parabéns pelo trigésimo sétimo D. Giovanni e pelo trigésimo sétimo aniversário. Que continuemos assim pelo menos até aos 100.

Em jeito de prenda de aniversário encontrei por acaso um livrito publicado pela Gradiva e distribuído pelo Público, há já uns tempos - não sei precisar quando, chamado "O Especialista instantâneo em Música" de Peter Gammond que é de chorar de tanto rir. O livro é um "guia" cómico de como uma pessoa pode conseguir fingir que sabe de música aplicando umas quantas regras simples. Tem umas 70 páginas e lê-se num par de horas, isto se conseguir parar de rir ...

Só para terem uma ideia do tom do livro oiçam o que ele tem a dizer dos cantores e da Ópera:

"O verdadeiro problema dos cantores é a sua personalidade dividida. Se se limitarem a cantar, está tudo bem. Mas, por causa da monstruosa convenção chamada Ópera, quase todos os cantores são também chamados a representar. e nós sabemos como são os actores.

Os cantores têm de viver com a sensação de não conseguirem ser actores e compensam-na portando-se como jogadores de ténis. Há uma batalha eterna entre cantores e maestros - uma batalha pela supremacia absoluta; e só um empresário ou um produtor discográfico conseguem controlar a situação , acenando com o livro de cheques".


5 comentários:

  1. Conheço esse livro: É extraordinário :)))

    ResponderEliminar
  2. É verdade ! um livro hilariante. Já tinha posto excertos no nosso Blogue, nomeadamente quando o assunto era pianistas. Se quiserem ver, podem fazê-lo
    AQUI
    e AQUI

    ResponderEliminar
  3. Pianoman e Scarlatti, pela minha parte posso dizer-vos que não não me lembro de ter rido tanto com um livro. Talvez com Três homens num Bote aqui há uns largos anos atrás ou com alguns livros do Daninos também já uns anitos. É o tipo de humor sarcástico e de observação inteligente (claro que exagerando ;-)) que me agrada particularmente.
    Já agora isto lembra-me de falar do K522 que para quem fala a língua musical é também de se torcer a rir ...

    ResponderEliminar
  4. Caro Fernando,

    Muito obrigado ;-)))
    Gostava de dar uma vista de olhos por esse livro!
    Um abraço,
    JGA, ossia...

    ResponderEliminar
  5. Já nem me lembrava dele... Boa! Vou matar saudades :D

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon