domingo, 6 de janeiro de 2008

Mozart K522 - Uma bincadeira músical

Em 14 de Junho de 1787 Mozart deu entrada no seu catálogo de trabalhos uma obra que intitulou Eine musikalischer Spaß (uma piada ou brincadeira musical). Desconhece-se a razão exacta pela qual Mozart publicou esta obra. Poderá ter sido como critica aos maus compositores, como critica aos maus interpretes ou simplesmente como uma brincadeira, uma anedota que serviria para os músicos se rirem a bom rir, entre eles, porque só eles e apenas eles entenderiam a mesma. Uma espécie de anedota codificada na linguagem musical.

Confesso que infelizmente não sei o suficiente de música para perceber realmente a brincadeira. Isto é, eu entendo que Mozart fez uma obra em que utilizou uma espécie de estética inversa utilizando todos as más "técnicas" de composição de que se lembrou mas fico-me por aqui na compreensão. 1 valor numa escala de um a vinte :-) ...

Desta forma este texto de hoje é para os nossos amigos leitores que saibam mais de música do que nós. Fica o pedido e o desafio para nos explicarem (se quiserem e conseguirem) esta anedota ... please, please, please :-) :-).

Podem encontrar algumas pistas na Wikipedia no artigo relativo a esta composição sendo que nesse mesmo artigo encontram também o link para as partituras que estão aqui .

3 comentários:

  1. Mozart K522: Um Piano e Seis Mãos?
    http://www.youtube.com/watch?v=OK0kfptIre4

    ResponderEliminar
  2. Pois é uma brincadeira sobre uma brincadeira. Engraçado !

    ResponderEliminar
  3. e sobre a brincadeira que só os musicos conhecem?
    alguem sabe alguma coisa?
    eu sou musicista e naum sei... =(

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon