quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Mozart - Concerto para Flauta Nº 1 K. 313

Não seria justo privar os fãs de Mozart deste concerto embora cada vez nos apeteça mais passar para o próximo compositor. Porém na verdade não se pode falar de Mozart sem vos dar a conhecer este concerto.

Tanto mais que encontramos no You Tube uma magnifica interpretação de um flautista Jean-Pierre Rampal de que já falamos aqui.

Este concerto, como seria de esperar é escrito na forma "clássica" (lento-rápido-lento - Hei-de repetir isto tantas vezes que irão concerteza fixar a fórmula) em três andamentos:

Allegro maestoso
Adagio ma non troppo
Rondo: Tempo di Menuetto

A peça foi escrita em 1778 encomendada pelo flautista Holandês Ferdinand De Jean.

3 comentários:

  1. Flauta: esse instrumento que Mozart disse numa carta ao pai "não suportar", motivo que o fazia sentir "sem força" para compor o 3º Concerto para Flauta dos 3 que Ferdinand de Jean lhe encomendou.
    Para além disso, este K.313 é um "rearranjo" de um concerto para Oboé em Dó Maior, não sendo por isso uma obra original.
    Apesar de tudo isto...ambos são obras lindíssimas.

    ResponderEliminar
  2. Olá Pianoman. Obrigado pelo comentário. Eu por acaso estava persuadido que o concerto que é uma transcrição é o suposto segundo concerto para Flauta , o K. 314. Pelo menos na versão do Köchel que consulto é essa a informação que lá está ... Sendo o K. 313 original para Flauta. Será que estou enganado?

    ResponderEliminar
  3. É exactamente isso. O concerto que foi transcrito é o K.314 em Ré Maior, que originalmente é em Dó Maior e para oboé (escrito em 1777). Foi confusão minha, pois comentei "de memória" e sem ver o vídeo do concerto, já que apenas me lembrava que era em Ré Maior e não do K.
    Obrigado pela correcção.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon