terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Mozart - Obras para piano solo - K.310

Hoje apeteceu-me, talvez devido ao adiantado da hora mudar um pouco de registo. Por outro lado já não ouvimos piano solo há muito tempo. Assim e porque também ainda não tinha coberto esta parte das obras de Mozart vamos hoje ouvir uma das suas peças para piano.

Trata-se da K.310 em Lá menor composta em Paris no verão de 1778. É uma peça em três andamentos:


  1. Allegro maestoso
  2. Andante cantabile con espressione
  3. Presto

Os extractos que vos vou mostrar introduzem-nos também dois pianistas de eleição. O primeiro andamento é tocado por Walter Klien (1928-1991), pianista austriaco, um dos grandes especialistas de Mozart nomeadamente em parceria com o violinista Grumiaux (de quem já falamos aqui), especialmente admirado pela clareza e articulação das suas interpretações.

Fazemos depois um salto para o Presto (terceiro andamento) para vos mostrar a interpretação de Claudio Arrau (1903-1991), pianista chileno curiosamente falecido no mesmo ano que Klien. Neste caso não podemos embeber o video como costumamos fazer mas podem ver este magnifico pianista aqui.

PS: A propósito do título deste post: Para amanhã fica prometida uma explicação sobre o significado dos misteriosos números (K. ou BWV quando estamos a falar de Bach ... acho que nunca vos falei disso e está na hora ... ).

PS2: Obviamente num formato digital pode parecer esquisito fazerem-se PS´s ... (bem se o Sócrates andar por aí ainda me fecha o Blog por pensar que isto é algum tipo de crítica :-)), mas dizia pode parecer esquisito, afinal bastaria escrever no local pretendido e já está. Porém neste caso estes são mesmo "Post Scriptums" passe a liberdade poética do plural no Latim que não sei se é formado desta forma ... são mesmo comentários de que me lembrei depois e que penso ficam bem melhor assim. Na verdade também me permitem fazer a piada anterior o que é sempre um valor acrescentado! (ou talvez não :-))

2 comentários:

  1. Magnífica sonata esta que é tocada normalmente por alunos de piano que frequentam o 7º ou 8º graus. É uma das duas únicas Sonatas para piano que Mozart compôs em tonalidade menor, sendo que a outra é a K. (ou KV)457 (em Dó menor). Pena não ter nenhuma interpretação do 2º Andamento que é uma coisa simplesmente divinal, sendo um dos meus andamentos lentos preferidos.
    Recomendo vivamente a interpretação do pianista Dinu Lipatti.

    Duas pequenas correcções: No título do post está 301 em vez de 310. também no corpo do artigo aparece este lapso.
    A segunda é que refere por lapso que Arrau morreu no mesmo ano que Arrau. Embora seja verdade (hehehe) não parece que seja o que quereria dizer...

    Parabéns pelo Blogue !

    ResponderEliminar
  2. Pois é tem razão. O número está mal no titulo e no corpo do artigo. Do segundo andamento infelizmente não encontrei ... Arrau faleceu no mesmo ano que Klien o outro pianista deste post. O sono não perdoa mesmo.
    Obrigado pelos parabéns :-)

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon