segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

As 10 pesquisas mais interessantes da semana 07

Esta semana das 671 visitas deste blog 321 vieram do Brasil contra 316 de Portugal e 16 de França. O Brasil recuperou assim o primeiro posto que tinha perdido nestas ultimas semanas. Quanto a cidades Lisboa com 148, São Paulo com 66 visitas e a Invicta cidade do Porto com 39 mantiveram as suas posições.

Das anteriores visitas 404 chegaram ao nosso blog através de uma pesquisa efectuada num qualquer motor de pesquisa.

Em primeiro lugar quanto à pesquisa "poemas de Jacques Brel" já sabem que agora podem visitar Cancao Popular ... Neste momento estou a dedicá-lo quase completamente à música francesa pelo que é aproveitar.

1. Grandes Maestros : Bom nós temos aqui uma lista. Se nos quiserem sugerir mais nomes ou se desejarem uma biografia um pouco mais completa de um deles digam. A ideia é ir completando aos poucos.

2. Albrechtsberger : Compositor do período clássico conhecido sobretudo por ser o professor de Beethoven. Falámos dele aqui neste blog na véspera de terminarmos o ciclo de posts sobre Beethoven como uma forma de homenagem a todos os professores, que merecem obviamente o nosso mais absoluto respeito. O que seríamos sem eles? No que me diz respeito tive a sorte de durante a minha vida ter tido alguns grandes professores que me ensinaram e me inspiraram. Guardadas as devidas proporções Beethoven teve neste seu mestre a fonte de uma grande parte da sua técnica.

3. o doente imaginário charpentier : Marc Antoine Charpentier musicou várias peças de Moliére entre as quais "Le Malade Imaginaire" ou seja "Doente Imaginário" em português. Nós falamos de Charpentier aqui. Já agora em nota de rodapé saibam que o famoso hino da Eurovisão é de sua autoria (é na verdade um prelúdio ao seu "Te Deum").

4. qual o nocturno mais famoso de chopin : Bem é muito díficil dizer qual o mais famoso dos 21 nocturnos de Chopin. Eu diria que entre o Nº 1, o Nº 6, o Nº 7, o Nº 9 e o Nº 15 talvez , mas é mesmo uma questão de gosto pessoal porque a maioria dos mais tocados são-no tantas vezes que é impossível dizer qual o mais "famoso". Leiam aqui a lista para todos os posts sobre os nocturnos de Chopin para fazerem a vossa escolha ...

5 . david oistrakh + biografia : David Oistrakh foi um dos mais notáveis violinistas de sempre. Nós já por várias vezes neste blog lhe fizemos referência nas interpretações de várias peças. Fica prometido que em breve (hoje ou amanhã) escreveremos um post com uma biografia deste extraordinário instrumentista.

6. "timor et non tremor" : O que vou dizer agora aprendi através de um nosso leitor atento, o Luís que nos explicou que "Lilo eh" era um dos andamentos, mais precisamente o ultimo desta obra. Eurico Carrapatoso o compositor é um dos mais relevantes compositores vivos tendo recentemente (no passado dia 15 de Fevereiro) festejado o seu 47º aniversário.

7. werther massenet tradução : Werther é uma ópera do compositor francês Jules Massenet de que vos falámos aqui. Tradução para português não conheço e tratando-se de uma obra completa não me atrevo a prometer mas quem sabe talvez um dia ... Antes disso no entanto existe o projecto da tradução da obra de Berlioz (o seu tratado de Orquestração e quem sabe as suas análises sobre as sinfonias de Beethoven ... )

8. termos interessantes música: Este é um projecto que já tenho há muito tempo (fazer uma espécie de glossário de termos de música) ... Enfim vai ficar para uns dias de férias ...

9. personagens de orelhas grandes saint saens criticos: Adequado ao Carnaval ... Segundo muitos musicólogos dirigido por Saint Saens aos críticos musicais. Trata-se do oitavo andamento da sua peça o Carnaval dos animais de que falamos aqui.

10. Jovens músicos portugueses: Este décimo post aglomera algumas pesquisas sobre jovens músicos portugueses que por vezes chegam aqui ao nosso blog. Lamentavelmente em muitos casos não consegui encontrar um site oficial ou simplesmente informação sobre cada um deles e por isso deixo-vos o desafio de me auxiliarem. Aqui ficam os músicos que apareceram nas pesquisas desta semana:

nuno meira violin : Bem não consegui encontrar nenhum site com informação sobre este violinista. Tudo o que sei é que toca por vezes como solista com a Orquestra do Algarve (já recomendamos aqui algumas vezes ... )

luis conceição and piano : Do Luís Conceição embora não tenha encontrado um site consegui saber um pouco mais através de um artigo no jornal Algarve Notícias. Ficamos assim a saber que Luís Conceição dirige a Academia de Música de Tavira (de que é fundador). Licenciou-se em ciências musicais pela Universidade Nova de Lisboa.

joana martins mezzo: Da Joana Martins não consegui também descobrir muito. Sei que é Mezzo-soprano, que participou neste concerto em 2004 e que faz parte do Coro Odyssea e pouco mais ...

liza veiga soprano porto : Bem confesso que não conhecia. Encontrei vários videos no You Tube, vejam aqui um deles. Sei também que gravou um disco para a editora "Chiado Records" gostei do que ouvi e fiquei com muita (muita) curiosidade para ouvir o Adágio de Albinoni com letra do José Carlos Ary dos Santos ... mesmo muita ...

you tube tiago santos violino : Um dos dois jovens portugueses seleccionados para as eliminatórias finais da orquestra You Tube. Tiago Santos tinha também já sido seleccionado como reserva para a orquestra de jovens da Europa. É aluno da ESART e do professor Augusto Trindade. Já agora o outro português de que falámos aqui é Rodolfo Botelho Vieira que está a estudar em Chicago com o professor Gerardo Ribeiro.

biografia raquel reis violoncelo: Um dos membros da Orquestra Gulbenkian (?) pelo menos dará um recital no dia 31 de Março e um outro no dia 20 de Abril "Solistas da Orquestra Gulbenkian" ... Há muitas referências na net mas nenhum local onde possa obter uma biografia (eu pelo menos não encontrei).

Extra as dez pesquisas ficam duas curiosidades "cientificas" ...

"representaçao esquematica do sistema solar" : Desculpem mas podem explicar-me porque acham que este blog tem alguma coisa a ver com o sistema solar? Quer dizer eu até sei, é por causa da sonda Voyager e o famoso disco dourado mas daí até à "representação esquemática" é o que eu chamaria um grande salto de fé.

"biografia nikita krutchev" : Bom também sei o porquê, na passada semana semana falei de Krutchev a propósito do primeiro prémio Tchaikovski mas mais uma vez daí a esperar encontrar aqui uma biografia deste personagem é outro grande salto, neste caso não de fé, mas de digamos, ideologia :-) :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon