O concerto para violino de Tchaikovsky é uma das obras que está certamente na minha lista de obras preferidas, uma daquelas que não resisto de ouvir de vez em quando e que nessa altura ouço vezes e vezes seguidas. Tive também a sorte de ouvir este concerto ao vivo no Grande Auditório da Gulbenkian por duas vezes e é uma das memórias que garanto não esquecerei.
Este concerto em Ré Maior (Op. 35) foi composto em 1878 logo após o malogrado casamento do compositor com Antonina Miliukova e num período em que estava em quase depressão. Teria ouvido nesse período interpretado pelo seu aluno Yosif Kotek a Sinfonia Espanhola do compositor francês Lalo que teria sido assim a inspiração para este magnífico concerto.
Inicialmente dedicado a Leopold Auer (está na nossa lista de melhores violinistas do século
aqui) este começou por considerar o concerto intocável (e a verdade é que é uma das peças mais difíceis do reportório violinistico) embora o tenha interpretado mais tarde na sua carreira. Perdeu no entanto com essa falta de visão a dedicatória que Tchaikovsky acabaria por mudar para Adolf Brodski que interpretou a estreia em Viena a 4 de Dezembro de 1881
O concerto está organizado numa forma clássica em três andamentos
Primeiro Andamento (Allegro moderato)
Segundo Andamento (Canzonetta Andante)
Terceiro Andamento - Finale (Allegro vivacissimo)
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Hoje não vamos descrever cada um deles em detalhe (podem ver essa descrição carregando nos links respectivos), por agora oiçam
aqui o primeiro andamento por Jascha Heifetz (fotografia deste excepcional violinista interpretando esta obra à esquerda).
Estive a ouvir o exemplo que escolheu. No final, seguindo as sugestões do próprio youtube, encontrei a versão do Oistrakh e gostei muitíssimo mais. Tanto dele como da orquestra. Numa versão um pouco mais lenta, mas mais quente, onde a técnica não é o mais importante. Ali há uma musicalidade bem mais vincada. Será pelo facto de o primeiro exemplo ser de um filme?
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