domingo, 20 de abril de 2008

Dias da Música - Quatro Estações de Vivaldi, Quatro Estações Portenhas

Comecei o dia de hoje com um concerto pela Orquestra do Algarve com um programa que incluía as quatro estações de Vivaldi e as Quatro Estações Portenhas de Piazolla. A ideia desta junção não sendo propriamente original é interessante.

No que diz respeito à primeira dessas peças tendo em conta o número de vezes que já a ouvi (e por excelentes interpretes) era um desafio difícil para a orquestra e a solista. Porém devo dizer que tanto a orquestra como a solista estiveram muitíssimo bem. Não foi perfeito mas a orquestra está equilibrada, tem excelentes interpretes e sobretudo procura fazer música não se limitando a despejar notas. A solista Patricia Kopatchinska foi uma agradável surpresa. Ao vivo até hoje só me lembro de um concerto em que ouvi umas quatro estações mais marcantes do que estas. David Grimal numa das Festa da Música passadas ...

Mas o melhor ainda estava para vir e as Quatro Estações Portenhas de Piazolla com o solista Gonçalo Pescada no acordeão foram uma perfeita maravilha. Aqui o equilíbrio da quantidade de som do solista e da orquestra talvez necessitasse de ser um pouco repensado mas isso é apenas um pequeno detalhe. Confesso que é raro ouvir este instrumento em concertos de música erudita (apenas por uma questão de falta de oportunidade dado que adoro a sua sonoridade) e logo o que vou dizer vale o que vale, mas nunca tinha ouvido tocar assim ao vivo ... Para terem uma ideia do que ouvi podem consultar o site oficial aqui . Por outro lado no You Tube poderão encontrar precisamente uma das Estações Portenhas a que me referia aqui.

Posso dizer-vos que tenho aqui neste blog recomendado muitas vezes a Orquestra do Algarve e depois do que ouvi hoje vou certamente continuar a fazê-lo ainda com mais entusiasmo. Está a fazer-se um trabalho sério no Algarve, na minha modesta opinião de amador claro está.

2 comentários:

  1. Segui um dos seus conselhos e fui ao concerto do Neue Hofkapelle München, dedicado a Haendel. Gostei em especial das árias das Óperas "Alcina" e "Júlio César" e da interpretação da soprano sul coreana Sunhae Im. Um nome a fixar.
    Grata pelas dicas.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que conseguiu ver esse. Eu também queria mas tive de fazer um compromisso paternal ...

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon