domingo, 20 de abril de 2008

O Período Romantico: César Franck

Aproveitando como pretexto os últimos concertos que fui hoje ver ao CCB e sobre o qual queria dizer algumas coisas iniciamos neste post de forma oficial a nossa primeira viagem aos compositores românticos.

Um dos concerto que fui ver hoje escolhi-o muito mais função de uma das obras que ia ser interpretada do que pelos interpretes (conhecia o pianista Filipe Pinto-ribeiro e de que gosto) mas a violinista não conhecia. A obra que me levou a escolher este concerto foi a sonata para piano e violino de César Franck que é uma das minhas preferidas e uma das representativas do período romântico. Vão reconhecer nela toda a expressão não contida de sentimentos ... a antítese do classicismo.

Para ilustrar esta magnifica sonata escolhi um dos meus violinistas preferidos Yehudi Menuhin. Podem ouvir todos os andamentos através destes links: primeiro andamento , segundo andamento, terceiro andamento, quarto andamento .

Já agora e porque este blog se pretende didáctico para pessoas que se iniciam no gosto pela música clássica e também porque muitas vezes vos faço recomendações para concertos para os mais novos queria explicar-vos que um concerto de música clássica pressupõe a observância do mais completo silêncio durante o concerto. Faz parte. E digo-vos isso porque neste concerto foi feito um aviso logo no inicio do mesmo nesse sentido. As coisas até estavam a correr relativamente bem, muito melhor do que de manhã quando no concerto de que vos falei com a Orquestra do Algarve o barulho era por vezes insuportável. Mas basta que uma criança não respeite o silêncio que se impõe para que a situação possa caminhar para o descalabro que foi o que aconteceu.

Algures durante o segundo andamento uma mãe tentou sair com a sua criança à pressa, diga-se de verdade porque esta tinha começado uma fita daquelas que acaba em gritos (e não estou a exagerar) mas com a pressa caiu no chão com a criança. Do ponto de vista do concerto podem imaginar o efeito, nem será necessário explicar neste caso os riscos físicos para a criança e para a mãe (certamente neste caso o mais importante evitar).

É perfeitamente possível que uma criança com 4 anos (basta que consiga entender algumas coisas básicas) assista a um concerto de música clássica desde que seja ensinada a comportar-se adequadamente. Tem o adulto de lhe explicar ANTES do concerto e as vezes necessárias quais as regras e as consequências. É muito importante e desejável que eles comecem desde cedo a apreciar música de vários tipos mas têm de ser capazes de respeitar o silêncio. Obviamente que há também que haver bom senso dos adultos na escolhas das peças (há peças muito mais fáceis do que outras) , da hora, da duração até mesmo das condições da sala. Vou dar um exemplo. No caso de uma sala grande que tenha camarotes é muito mais fácil combinar a partilha de um camarote (com a saída muito mais simples) do que um lugar na plateia. Explique o que vão ouvir antes, encoraje a curiosidade natural para garantir que não existe aborrecimento, ...

Em resumo as crianças são muitíssimo bem vindas o barulho e a má educação é que não ... e garanto-vos que este Domingo teria tido vários clientes para este meu sermão.

6 comentários:

  1. Bom dia!
    Através de outro blog cheguei aqui há dias...mas apenas agora me atrevo a deixar comentário.Gosto de música clássica, e encontrei nos seus posts um modo claro de melhor a entender.Parabéns pelo seu excelente trabalho.
    Este seu post sobre as crianças está muito interessante, e é como diz, temos de preparar a criança.Todos os meus filhos, na medida do possível, sempre assistiram a concertos, audiçãos,etc ...sossegados e desde a mais tenra idade.
    Tenho um blog de artesanato, com um pouco de música, e gostaria de saber se me permite pôr lá o seu link.
    Uma boa semana
    Nélia

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  2. Bom dia!
    Através de outro blog cheguei aqui há dias...mas apenas agora me atrevo a deixar comentário.Gosto de música clássica, e encontrei nos seus posts um modo claro de melhor a entender.Parabéns pelo seu excelente trabalho.
    Este seu post sobre as crianças está muito interessante, e é como diz, temos de preparar a criança.Todos os meus filhos, na medida do possível, sempre assistiram a concertos, audiçãos,etc ...sossegados e desde a mais tenra idade.
    Tenho um blog de artesanato, com um pouco de música, e gostaria de saber se me permite pôr lá o seu link.
    Uma boa semana
    Nélia

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  3. Olá Nélia: Em primeiro lugar obrigado pelas suas palavras. Sim claro que pode eu agradeço. Assim que me for possível retribuirei a sua visita.

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  4. Boa noite!
    Vinha precisamente perguntar-lhe como tinha corrido o concerto,provavelmente bem da parte dos interlocutores.
    Quanto ao resto já percebi que os meninos não se portaram lá muito bem, é pena, mas a educação para tudo cultiva-se...
    Fique bem
    Um abraço

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  5. Por vezes existem, de facto, crianças que desesperam e choram nos concertos. É certo. Incomoda, mas até é compreensível: hoje em dia há imensos pais que não conseguem educar os filhos (e não é só para os concertos). Mas o que mais me incomoda, são os adultos que atendem telemóveis, conversam, riem... durante os espectáculos. Que fazer?

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