Com este concerto chegamos ao fim desta série. Este concerto tem obviamente três andamentos sendo caracterizado pela ausência de violino, o que é pouco habitual.
Os três andamentos seguem a estrutura que já conhecemos (eu sei que estou a repetir, mas a minha esperança é que isto funcione como as tabuadas ... estou a falar meio a sério, meio a brincar claro). Temos assim um primeiro andamento Allegro, um segundo Adagio ma non troppo e o terceiro de novo Allegro.
Escolhemos para ilustrar este concerto de novo a Orquestra Barroca de Friburgo porque vamos aproveitar a ocasião para explicar um detalhe que por vezes confunde os menos habituados a ouvir música clássica. Vejam um pouco do video e façam pausa.
Como disse não há violinos ... diz-se nas partituras de "due Viole da Braccio, due Viole da Gamba, Violoncello, Violone e Cembalo". Os dois músicos que estão de pé estão a tocar Viola (na prática é um violino um pouco maior e logo com um som um pouco mais grave). Porque se trata de música barroca e na altura havia outro tipo de viola Bach especifica "Viole da Braccio" ou de Braço por oposição a Viole da Gamba - Literalmente Viola de Perna (desculpem a liberdade na tradução) - que estão a ser tocadas pelos dois músicos do lado direito. Ao fundo o violoncelo e o "Violone" - confesso que este ultimo não tenho a certeza de que se trata.
Como veêm este agrupamento respeita integralmente as especificações de Bach quanto à formação da orquestra.
Sem comentários:
Enviar um comentário