sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Robert Schumann - Dichterliebe (Op. 48)

Começar o ciclo de posts sobre as obras de Schumann não poderia ser de outra forma que não por um ciclo de canções. Escolhemos este por ser um dos que se baseia em poemas do seu amigo Henrich Heines. este ciclo foi editado em 1840 portanto em pleno no "Lieder Yahr".

De todos os ciclos de Schumann este será o mais dignificativo e forma com "Winterreise" e "Die Schone Mullerin" o coração do lied alemão.

Esta obra é composta por 16 canções que foram escolhidas entre os 65 poemas que fazem parte da base poética de Heines. Curiosamente um dos poemas deste conjunto foi aqui referido dado que foi também musicado por Mendelssohn que é aliás esta é a versão mais conhecida.

A primeira destas canções intitula-se Im Wunderschönen Monat Mai (No Magnifico Mês de Maio) . A exemplo do que fizemos para Winterreise vamos analisar cada uma destas dezasseis canções. Note-se que Schumann não se limitou a utilizar os poemas tal com foram publicados adaptando-os às necessidades musicais quando necessário.

1 comentário:

  1. Claro, que era Goethe, o maior homem de letras alemão. Que o Fernando e o Geocruseo acertassem não me admirou nada - era uma pergunta para ambos!!!

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon