Cheguei à pouco a casa vindo do Auditório principal da Fundação Calouste Gulbenkian onde tive a sorte graças a uns bilhetes comprados a uma das primeiras leitoras deste blog (obrigado Gi fantásticos bilhetes e posicionamento perfeito para as mãos do Radu Lupu) de ouvir o quarto concerto para piano e Orquestra de Beethoven e a Quarta Sinfonia de Bruckner com a Orquestra Gulbenkian dirigida por David Afkham.
Os leitores mais regulares já sabem que se não tivesse gostado não falaria ... portanto sim gostei da primeira parte - mais do "encore" do que da interpretação do concerto para Piano e Orquestra embora notem que isso não significa que fosse mau. Fiquem com o mesmo solista numa gravação de 1979-1981 com a Filarmónica de Israel dirigida por Zubin Mehta (o video está indexado pelo que podem ir de imediato ao quarto concerto - obviamente já sabem que a regra que defendo é que se gostarem devem procurar adquirir a gravação). A propósito no Domingo dia 11 para quem queira ainda há alguns bilhetes disponíveis (infelizmente apenas 4 numa parte da sala em que é possível eventualmente ver as mãos do pianista - bastante mais do lado "errado" da sala).
Da segunda parte, a quarta Sinfonia de Bruckner o que vos posso dizer? Eu até gosto de algumas coisas deste compositor em particular desta sinfonia e da sétima de que por acaso vos falei há pouco tempo. Foi esta a obra que tive a oportunidade de ouvir (na gravação que vos sugiro uma interpretação da Filarmónica de Viena dirigida por Claudio Abbado).
~
Não consegui descobrir no You Tube uma versão dirigida pelo maestro que tive hoje a oportunidade de ver mas em contrapartida descobri uma entrevista relativamente recente que acho muito interessante (embora fale de um compositor totalmente diferente, Brahms).
Se bem percebi, o Fernando gostou da primeira parte mais do que da segunda, e mesmo assim... Tenho pena, gostaria que tivesse gostado muito, a intenção era essa.
ResponderEliminarO meu programa alternativo quase não chegou a acontecer! Mas aconteceu, e foi bom.
Oh não Gi ... percebeu mal. Eu gostei da segunda parte até bastante ...
Eliminar