quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Bruno Walter

Bruno Walter nasceu na Alemanha (Berlim) no dia 15 de Setembro de 1876. De origem judaica quando os Nazis tomaram o poder Bruno Walter foi primeiro obrigado a ir para a Áustria e depois com o anchluss para França e finalmente para os estados Unidos onde veio a fixar-se definitivamente.

Bruno Walter é sobretudo conhecido pelas suas interpretações de Mahler (de quem era discípulo) tendo-lhe cabido a honra de ter sido o maestro escolhido para a primeira interpretação pública da nona sinfonia de Mahler (que o compositor já não pode dirigir por ter entretanto falecido).

Uma das suas interpretações mais notáveis data de 1951 e consiste na gravação de uma das outras obras que Mahler também não pode estrear (Das Liede von den Erde - A canção da terra) com Kathleen Ferrier, Julius Patzak e a Filarmónica de Viena.

Não conseguimos encontrar essa obra de referência no entanto aqui fica uma outra interpretação de Kathleen Ferrier (ela também uma grande especialista de Mahler) e grande amiga de Bruno Walter (aliás esta gravação faz parte das ultima sequência de gravações que a grande cantora fez antes de sucumbir a doença prolongada). Fiquem então com Mahler 'Um Mitternacht' (Á meia-noite). Pessoalmente gosto de perceber a letra (embora a música e a interpretação da artista transmitam grande parte da emoção) e por isso proponho que leiam o poema - aliás lindíssimo aqui.



Bruno Walter faleceu em Los Angeles a 17 de fevereiro de 1962.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon