A tradução original do poema é de Eduardo Gabarra que poderão encontrar aqui. Fizemos ligeiras alterações à tradução que apontamos em azul. A ilustração é da grande voz Lotte Lehmann. Também são dela as principais indicações que damos quanto a esta canção provenientes do livro "Eightheen Song Cycles - Studies in Their Interpretation". Não deixem também de ler o artigo sobre este conjunto de canções aqui.
O momento de coragem da anterior canção desaparece tão depressa como tinha aparecido. Em breve estamos de novo consumidos num horror que nos parece pior que a própria morte. Diz Lotte que lhe perguntam muitas vezes o que significam os três sois.
Numa explicação poética ela refere que para um músico poderiam significar a Fé, Esperança e o Amor e destes apenas um o ultimo não desaparece. Porém poderá ser esta interpretação um pouco romântica demais mesmo para o período em que estamos inseridos. Mais racionalmente, poderá ser uma miragem motivada pelo nevoeiro, cansaço ou pelas lágrimas que se acumulam nos nossos olhos.
Oiçam aqui o nosso barítono de referência, Dietrich Fischer-Dieskau, interpretar esta canção.
Os Sóis Fantasmas
Vi três sóis no horizonte,
com o olhar firme, longamente;
e eles estavam lá tão imóveis
como se nunca fossem me deixar.
Ah, não são esses meus sóis,
que vão encarar outras faces !
Faz pouco eu tinha três outros
mas os dois melhores se foram.
Se o terceiro também se fosse
eu me sentiria melhor no escuro.
Uau! Em primeiro lugar, parabéns pelo blogue! É que eu gosto, e muitíssimo, de música clássica! Apenas dei uma vista d eolhos, mas já guardei o endereço para passar a visitar esta casa...Em segundo lugar, obrigada! Acabei d edeparar com Dietrich Fisher Diskau, o meu intérprete de referência, ainda por cima,interpretando o enigmático Nebensonnen...Simplesmente, um momento sublime! Para não dizer, mas digo, que, embora não tenha um só livro da minha vida, mas vários, tenho uma obra musical da minha vida, o ciclo de lied Winterreise...tenho-o em casa, claro, aind aem vinil com Geral Moore no piano e...Dietrich Fisher Diskau...Obrigada por estes sóis sombrios!
ResponderEliminar