A única música que precisa de embalagem é a música de plástico.
domingo, 6 de julho de 2008
Schubert - "Winterreise" - Frühlingstraum (Sonho de Primavera)
Esta canção tinha ficado esquecida e por isso vamos hoje recuperar essa falta.
A tradução original do poema é de Eduardo Gabarra que poderão encontrar aqui. Fizemos ligeiras alterações à tradução que apontamos em azul. A ilustração é da grande voz Lotte Lehmann. Também são dela as principais indicações que damos quanto a esta canção provenientes do livro "Eightheen Song Cycles - Studies in Their Interpretation". Não deixem também de ler o artigo sobre este conjunto de canções aqui.
Nos limites da exaustão o jovem precisa de reganhar forças. De um sono agradável onde sonha com o regresso da bem amada acorda para a triste realidade. Está só e continuará só. Chamo a vossa atenção para a beleza absolutamente eterna da melodia.
Oiçam aqui Jorma Hynninen acompanhado ao piano por Ralf Gothóni interpretar duas canções deste ciclo. Primeiro a canção Rast (repouso) de que falámos aqui e depois o Sonho de Primavera a que este post diz respeito.
Sonho de Primavera
Sonhei com flores coloridas
tal como florescem em maio;
sonhei com verdes campinas,
com alegres cantos de pássaros.
E quando os galos cantaram
meus olhos se abriram;
estava frio e escuro,
gritavam os corvos nos telhados.
Mas nos vidros das janelas
quem pintou aquelas folhas ?
Foi para rir do sonhador
que vê flores no inverno ?
Sonhei com amor correspondido,
com uma bela moça,
com abraços e beijos,
com alegria e felicidade.
E quando os galos cantaram
meu coração despertou;
agora me sento aqui sozinho
e penso em meu sonho.
Fecho de novo os olhos,
ainda bate ardente o coração;
flores em minha janela, quando voltarão a ser verdes ?
Quando terei minha amada nos braços ?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Caro amigo fernando vasconcelos obrigado contribuir para o blogue Campeões F.C.Porto, conhece o blogue desNorte, quem lá publica é o Heitor eu sou seu filho.
ResponderEliminarE antes de postar, já experimentou ir visitar o nosso blog?
ResponderEliminarVá lá e depois diga-nos quem é que é mal-criado e coiso e tal.
Agora não abdicamos de fazer uma REAL caracterização daquilo que é o BES com base naquilo que efectiva e concretamente fazem e dizem pelos lados do BES
Caro "chalana"
ResponderEliminarMantenho inteiramente a opinião que emiti. Não dizia esta opinião respeito a si em especifico mas a um determinado tipo de comportamento que consiste em atacar as pessoas ou as instituições em vez de combater as ideias movendo-lhes processos de intenção que obviamente não podem ser contrariados porque são precisamente isso: Processos de intenção. Ensinaram-me que em democracia se combatem e esgrimem argumentos. Não pessoas ou armas. Os fins por mais justos que sejam não justificam os meios. Já agora para que se saiba não tenho rigorosamente nada a ver com o BES, rigorosamente nada a ver com o PCP. E sim acho que as FARC não passam de um grupo terrorista e sim estou feliz por pessoas terem sido libertadas de um cativeiro injusto e inqualificável.
Caro Tiago: Ok. Como sabe sou verde e branco mas certamente por lá passarei bem para já para vos dar os parabéns por um campeonato de 2007/2008 brilhantemente conquistado.
ResponderEliminarFernando Vsconcelos
ResponderEliminaragora o meu blogue é:
http://www.campeoesfcporto.blogspot.com