O terceiro concerto de Brandenburg também segue a disposição "normal" começando com um Allegro, seguindo-se um Adágio para depois terminar num novo Allegro.
É um concerto em que não existe solista propriamente dito tendo sido escrito para três violinos, três violas e três violoncelos para além de um baixo continuo e um hapsicordio. Pelo que sabemos esta coincidência em torno do número 3 é apenas isso mesmo.
Para ilustrar este concerto escolhemos de novo a orquestra barroca de Friburgo (chamo a vossa atenção para os arcos e para a forma como algumas violinistas pegam nos arcos).
Já agora a titulo de curiosidade esta peça foi gravada em Cothen, precisamente onde se pensa que estes concertos tenham sido concebidos. Imaginem portanto o nosso José Hermano Saraiva dizer ... "Foi aqui. Foi precisamente aqui ... ".
Excelente interpretação.
ResponderEliminarA disposição é curiosa, nunca tinha visto o cravo no meio. Talvez seja uma colocação mais eficaz.
É curioso na verdade. Estive à procura de outros casos mas não encontrei ... Vou tentar perceber a razão desta disposição.
ResponderEliminarEu gosto muito do terceito concerto, mas parece que nesta versão deste video esta mais rápida. Maravilhoso Bach!!
ResponderEliminar