terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Concerto de Natal dos Violinhos na Igreja de São Domingos

Como prometido aqui fica uma reportagem um pouco mais completa do concerto dos Violinhos na Igreja de São Doimngos de Benfica no passado Domingo às 16h. A igreja não estaria cheia mas estava muito composta (aliás com todas as pessoas que preferiram ficar de pé nas galerias os lugares sentados provavelmente encheriam).

Não vou percorrer exaustivamente o programa mas apenas referir algumas peças que gravei na totalidade ou pequenos extractos. Lamento não vos poder mostrar tudo e a qualidade sonora ser execrável mas isto é gravado com uma máquina fotográfica ... as minhas desculpas. É mesmo só para ficarem com uma ideia e para terem vontade de ver ao vivo !

O programa abriu com a Gavotte de Bach de que não tenho gravação para de seguida ser tocada Meditation da ópera Thais de Massenet. Perdoem este salto para o período romântico, o período clássico retomará logo após o fim deste post ... para já mais algum barroco numa mistura perfeita de emoções.



Depois pudemos então ouvir o concerto para 4 violinos de Vivaldi de que vos dei conta ontem neste post.

Tocaram também uma das minhas obras preferidas de que já falamos neste blog. Esta ária de Bach é simplesmente fantástica e nunca me canso de a ouvir (aqui só temos uma parte, as minhas desculpas)



O programa - como é hábito nestes programas de Natal - conteve obras mais "Natalicias" em que os Violinhos pediram - como também é costume - a participação do público. A título de exemplo do ambiente que se viveu oiçam este pequeno extracto (Adeste Fidelis, supostamente ou alegadamente como está na moda dizer uma composição do nosso Rei D. João IV)



E é tudo o que tinha para vos mostrar. Espero que vos tenha deixado vontade de irem ver ao vivo na próxima ocasião esta orquestra de jovens. Prometemos que vos manteremos informados das actuações planeadas.

2 comentários:

  1. Só um pequeno reparo que peço que não leve a mal: "área de Bach" não está correcto. Significa outra coisa muito diferente do que certamente quer dizer. O correcto seria "ária de Bach".
    Um abraço e continue com o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão. Ainda bem que me chamou a atenção para o facto dado que é um erro que cometo com frequência. Vou de imediato corrigir neste post (e vou verificar em outros onde me parece que o erro também escapou).
    Levar a mal uma correcção ? Nunca ! Dizia Seneca que errar é humano, continuar e insistir no erro é que é diabólico :-) ... Corrija-me sempre que encontrar algum erro.
    Grande Abraço,

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon