Ontem o meu filho desafiou-me a ir ver a Sagração da Primavera de Stravinsky com coreografia de Olga Roriz e ainda bem que o fez porque foi um bailado e um concerto absolutamente notável.
O concerto começou com uma peça de Luís Tinoco intitulada "Before Spring - A Tribute to The Rite" uma encomenda da Orquestra Utópica. A este propósito não quero deixar de destacar o excelente programa de sala. Raramente li um programa mais interessante e relevante, não só pelo enquadramento da peça de Stravinsky que já por si é notável mas também pela entrevista a Luís Tinoco que é uma ideia interessante e bem realizada. Para registo e porque é justo o programa de sala é assinado por Cristina Fernandes. Quanto a esta primeira peça uma estreia (bem estreia relativa tendo em conta que era o ultimo dos 4 espectáculos programados) gostei bastante embora já saibam que o contemporâneo não é propriamente o género que mais me agrada.
Para vos explicar melhor a ideia da peça nada melhor do que o próprio compositor num paragrafo extraído da entrevista de que vos falamos: "O material de Before Spring foi desenvolvido a partir de algumas sementes extraídas da partitura de Stravinsky, por exemplo um acorde politonal nas Violas, uma melodia no Clarinete baixo, uma figuração mais ornamentada no desenvolvimento da melodia inicial do fagote, uma textura inspirada no início da segunda parte, alguns outros gestos musicais". Espero que um dia vos possa mostrar aqui uma gravação desta composição.
No que diz respeito ao bailado foi simplesmente fantástico. Tanto a interpretação da Orquestra como a coreografia foram excelentes. Gostei especialmente de toda a primeira parte, a parte que menos me agradou foi a dança final que me pareceu demasiado "partido" para dar a ideia de progressão que pensava (ou penso) ser a ideia.
No entanto de uma forma geral foi um bailado e uma interpretação que me vai ficar na memória durante muito muito tempo. Obviamente não vos posso mostrar a coreografia que vi ontem mas para ilustrar este post aqui fica a proposta de verem uma coreografia de Maurice Bejart.
Olá...!
ResponderEliminarComo sabes, o meu blog conta já com um ano...! E para a ocasião escrevi algo que também é para ti... e, de passagem, podes ver que há um selo que podes levar, se assim o quiseres... Pois, como o seu nome indica, serve para "selar" este vínculo que nos uniu neste tempo transcorrido..., isso me encantaria..., e faria completo este festejo e a minha alegria...!
Ou se não..., ofereço-te uma flor de Ceibo que é a flor do meu país: Argentina.
Obrigado pela tua presença...!
Cumprimentos,
SERGIO.
Ora, ora... Mais uma vez estivemos tão perto e não nos cruzámos. É que também a família Patrício esteve nesse dia no CCB, ouvindo/vendo "A Sagração da Primavera". Para além da obra em si que, só por si, nos levaria lá, a Carolina esteve a tocar com a Metropolitana. Obviamente, não podíamos deixar de lá ir :D
ResponderEliminarE, tal como o Fernando, gostámos imenso!