Hoje vamos ouvir uma sonata para um instrumento completamente diferente. Trata-se da Sonata para Piano e Trompa Op. 17 em Fá maior publicada em 1800.
Tem três andamentos . Para ilustrar a sua interpretação encontramos no You Tube um filme de Dennis Brain que é uma espécie de James Dean dos instrumentistas de Sopro. Porque não teremos talvez tão cedo uma outra oportunidade para contar a sua história resolvi fazê-lo num segundo post hoje, que poderá ler aqui.
No que diz respeito a esta sonata o primeiro andamento é um allegro moderato, o segundo Poco Adagio, quasi Andante e finalmente o terceiro andamento é um Allegro Moderato. Podem ouvir esta Sonata dividida em duas partes: aqui e aqui. O primeiro filme tem ainda uma excelente introdução sobre a trompa e especificamente a diferença entre a trompa do tempo de Beethoven e a dos nossos dias. Só por essa introdução vale a pena ouvir.
Apesar de ser um "zero à esquerda" nesta matéria... gosto de passar para cá e ver se aprendo alguma coisa... Obrigado.
ResponderEliminarAbraço.
Desde que seja "à esquerda" não há problema :-) ... Fora de brincadeira, é mesmo suposto ser para quem quer aprender algumas coisas e sobretudo para quem quer aprender a gostar. Os especialistas são também benvindos claro está mas provavelmente acharão os meus posts demasiados básicos. Eu também não escondo que os meus conhecimentos teóricos não dão para mais ...
ResponderEliminar