quarta-feira, 30 de julho de 2008

Workshop OML Verão 2008

Como vos prometi embora não tenha imagens ou videos do concerto final vou tentar contar-vos um pouco do que se passou na semana de preparação e no referido concerto.

Mais de 200 instrumentistas com idades entre 6 e 16 anos estiveram uma semana no Colégio Militar em regime de internato com mais de 4 horas de ensaios e mais umas quantas de estudo individual por dia.

Os jovens foram divididos de acordo com o instrumento praticado e também com o grau de conhecimento musical. Foi assim constituída uma mini orquestra de percussão, uma orquestra cordas de iniciação, uma orquestra de sopros e uma verdadeira orquestra sinfónica (bem quase :-)) juntando os alunos mais avançados de cordas.

No concerto final a Orquestra de Cordas brindou os espectadores com um Guantanamera e uma Bamba, a Orquestra de Iniciação de cordas tocou várias peças entre as quais um extracto de uma composição de Handel adaptada ao grau dos instrumentistas . A orquestra de sopros tocou entre outras composições uma excelente versão do Fantasma da Ópera.

A peça de resistência se quiserem esteve a cargo da Orquestra de Cordas avançada a que se juntaram sopros e percussão e que interpretaram a Serenata para Orquestra de Cordas em Mi Menor Op. 20 de Elgar e o Poema Sinfónico para Orquestra Die Moldau de Smetana que podem ouvir aqui. Foi espectacular.

Na próxima pascoa haverá mais um workshop. Se conhecerem crianças ou adolescentes que estejam a aprender um instrumento e queiram tocar em orquestra ... é uma oportunidade a não perder. Marquem o site da OML para mais informações.

1 comentário:

  1. Já está marcadíssimo! ;)

    Relativamente às idades que referiu, penso que foi mais abrangente ainda, uma vez que na classe dos oboés só duas raparigas tinham menos de 16 anos. Os restantes tinham 18 e 19 anos.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon