segunda-feira, 25 de maio de 2009

Pesquisas interessantes da semana ( 2009 - #23)

Pesquisas Recorrentes


Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
Biografia de Henry Purcell (Novo): Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
Sinfonias de Beethoven (Novo) : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista

As 10 Pesquisas mais interessantes da Semana

  1. k622, clarinete : Concerto para Clarinete de Mozart. Como sabem o "K" refere o catálogo de Köchel. Falámos desta composição aqui.
  2. "concurso capela": Como tem vindo sendo tradição neste blog, se é que se pode falar de tradição num blog que tem pouco mais de um ano e meio de existência falamos sempre dos resultados deste concurso. Este ano iremos claro manter este nosso hábito, mas este assunto merece um post só por si. Para já aproveitamos para convidar todos a assistirem ao concerto dos laureados que terá lugar no magnifico Grande Auditório da ESML. Será no Sábado 30 de Maio pelas 16h. Lá vos esperamos, entretanto mais perto da data faremos um post especial sobre este evento.
  3. "sandra medeiros" soprano : Neste blog temos por várias vezes sugerido recitais ou concertos com esta soprano portugesa. Falámos dela aqui. Entretanto no blog do Coro Ricercare encontramos uma curta biografia.
  4. benjamim britten young persons guide to the orchestra : Esta é uma obra de que temos falado por várias vezes neste blog quando abordamos o tema de como introduzir as crianças ao gosto e compreensão da música clássica em geral e da Orquestra em particular. Nunca fizemos (que vergonha) um post especificamente sobre este tema. Aqui fica a promessa ... ainda esta semana voltaremos ao assunto.
  5. blog ricardo tacuchian : Desculpem mas no que diz respeito ao blog deste compositor brasileiro não vos posso ajudar muito. Não consegui encontrar, se alguém conhecer o endereço já sabem, basta comentar este post. O que vos posso dizer sobre este compositor brasileiro é que nasceu no Rio de Janeiro em 1939, licenciou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em piano, composição e direcção de Orquestra sendo doutorado pela Universidade da Califórnia do Sul em composição.  Entre 1993 e 1997 foi presidente da Academia Brasileira de música tendo mais de 120 obras publicadas enquanto compositor introduzindo inovações como uma escala em nove tons. Sem dúvida um dos grandes vultos da cultura brasileira.
  6. bwv 248 : bwv como sabem refere-se à catalogação temática das obras de Bach elaborada por Wolfgang Schmieder. Neste caso o número 248 diz respeito à oratória de Natal de que falámos aqui.
  7. carnaval dos animais : Falamos desta composição de Saint-Saens aqui.
  8. daniel godinho piano : Falamos deste pianista português aqui quando recomendamos as Schubertiadas. Tentamos encontrar uma biografia na net mas infelizmente ainda não fomos bem sucedidos (embora tenhamos encontrado multiplas referências a vários concertos e concursos em que participou). Se alguém conhecer um site ou um blog ou mesmo uma folha de programa onde se possa saber mais por favor diga-nos.
  9. o. rieding + biografía, rieding+oskar+maxim vengerov : Esta semana foram várias as pesquisas envolvendo de alguma forma Oskar Rieding, algumas envolvendo Maxim Vengerov. Oskar Rieding foi um violinista e compositor que embora de origem alemã é essencialmente conhecido pelo seu contributo para a música Hungara tendo sido durante 32 anos o director da orquestra de Budapeste.
  10. pierre fournier : Violoncelista francês (1906-1986). Está prometida uma biografia deste grande músico especialmente conhecido pelas suas interpretações de Bach.
Estatísticas

Tivemos esta semana 521 visitas (+3,99%) das quais 354 de Portugal (+3,21%) e 119 do Brasil (+14,42%). Em terceiro lugar voltou a estar a França com 16 visitas (-27,27%). Por cidades Lisboa mantém-se na liderança com 183 visitas (-5,18%) , em segundo passou a estar a Invicta cidade do Porto com 43 (+30,3%) e em terceiro S. Paulo com 37 visitas (+8,82%).

Destas 217 foram directas (-1,81%), 178 foram através de sites de referência (+7,23%) enquanto 126 foram de motores de pesquisa (+7,6%).

Duas propostas adicionais para esta semana

Bom temos este domingo duas propostas adicionais para o início de semana. Na verdade é o mesmo concerto que se repete em dois locais diferentes. Teremos assim a  Sinfonietta de Lisboa dirigida por Vasco Pearce de Azevedo e no bandolim Romeu Correia. O programa será constituído unicamente por obras de compositores portugueses em estreias absolutas. A entrada é livre.

2a Feira, 25 de Maio de 2009 – 21h30
Auditório Fernando Lopes-Graça, Almada
(Fórum Romeu Correia, Praça da Liberdade)

3a Feira, 26 de Maio de 2009 – 21h30
Sociedade de Geografia de Lisboa
(R. das Portas de Sto. Antão - junto ao Coliseu dos Recreios)

PROGRAMA:

1ª Parte:

Suite para cordas (2008) Anne Victorino d’Almeida (n. 1978)
Pequena Suite Italiana (2009) Eurico Carrapatoso (n. 1962)

2ª Parte:

Elegia a Aristides de Sousa Mendes (2009) Sérgio Azevedo (n. 1968)
Terra (2009) Carlos Marecos (n. 1963)

Oportunidades na Amazon