quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Kurt Sanderling (1912 - 2011)

Faleceu no passado dia 17 de Setembro Kurt Sanderling. Conhecido por ter sido bastante próximo de Schostakovich de quem temos falado ultimamente mas também pelo seus inegáveis dotes de direcção de orquestra, certamente entre os melhores do século XX.

Mahler e Beethoven talvez fossem os compositores em que exprimia melhor o seu talento tendo sido aliás um dos primeiros a interpretar a 10ª Sinfonia de Mahler na versão completada por Deryck Cooke. As suas interpretações da 9ª de Mahler ou das obras de Schostakovich são uma referência.

Nascido a 19 de Setembro de 1912 faltavam apenas 2 dias para completar 99 anos ... Dizia meio em jeito de anedota meio em jeito de homenagem que tinha sobrevivido aos três ditadores mais duros da Europa. Uma referência à sua origem germano-judaica que o levou a saír da Alemanha de Hitler para a Russia de Estaline e que mais tarde o fez retornar à então Republica Democrática Alemã de Honecker.

Dirigiu no Ocidente a Orquestra Philarmonia, a Royal Concert Concertgebouw tendo sido convidado para dirigir a Filarmónica de Los Angeles que recusou devido a compromissos anteriores. Tinha-se retirado em 2002.

Como sempre deixo-vos com música dirigida neste caso pelo Maestro Kurt Sanderling. Creio que gostaria que este post se terminasse com Das Lied von der Erde.

Oportunidades na Amazon