domingo, 15 de julho de 2012

Telemann - Tafelmusik

Num dos primeiros post deste blog (de Novembro de 2007 vejam lá) já vos tinha falado desta obra deste compositor alemão do período barroco contemporâneo de Bach. Porém não estou satisfeito com o que na altura vos disse e por isso resolvi voltar ao tema até porque esta obra faz parte das minhas 100 recomendações.

Telemann era contemporâneo de Bach e acreditem ou não no seu tempo era considerado um compositor bem mais relevante do que Bach ao ponto de ter conseguido sempre melhores posições, maior número de publicações e melhores salários e sobretudo uma reputação muitíssimo melhor enquanto músico. Não foi aliás nessa época o único músico a suplantar Bach já que Christoph Graupner também o fez. Aliás a bem dizer se Bach obteve o posto em Leipzig que acabou por o levar à fama um século mais tarde foi porque tanto Telemann como Graupner não quiseram esse mesmo lugar. Curiosamente Telemann era aliás amigo pessoal de Bach tendo sido padrinho de um dos filhos do compositor (precisamente o mais conhecido Carl Emanuel Bach).

Uma reacção a esta circunstância quase tão absurda como o facto que relatamos é reduzir estes dois compositores à insignificância, uma espécie de vingança uns quatro séculos depois ... Injustificada pois qualquer um destes dois músicos (sobretudo Telemann) tem o seu lugar na história da música.

Claro que Telemann também ajudou pelo facto de mais do que outro qualquer músico da época se ter preocupado com o seu marketing pessoal e da sua obra. Muitas vezes erradamente esse argumento é utilizado do ponto de vista negativo para denegrir a qualidade intrínseca das suas obras como se uma coisa proibisse a outra.

Acresce que Telemann foi um compositor extraordinariamente prolífico (aliás faz parte do Guiness Book of Records como sendo o compositor com mais obras publicadas) o que também não terá contribuído favoravelmente para a sua reputação qualitativa.

Fechando o longo parênteses e falando da obra em questão ela foi publicada em 1733 sendo constituída quase certamente por obras que não foram compostas para este fim. A obra está dividida em três partes cada uma constituída por 6 peças que forma uma espécie de suite. Cada uma das suites é concebida para formações com dimensões diferentes progredindo de obras para Orquestras de Câmara passando por obras para quartetos e trios e sonatas para instrumentos solo terminando de novo com uma orquestração para o mesmo conjunto orquestral do inicio.

Este conjunto de obras demonstra a enorme versatilidade de Telemann quer de estilos quer de formas que incluem estilos Polacos, Franceses e Italianos além da variedade orquestral e instrumental já referida.

Como vos explicamos o nome Tafelmusik significa "música de mesa" embora seja um pouco excessivo qualifica-la como música ambiente na verdade destinava-se a ser interpretada em ocasiões festivas.

Quando foi publicada a obra foi desde logo subscrita por mais de 200 pessoas entre nobres, clero e outros compositores (entre os quais Handel). Aliás o facto das encomendas terem nessa altura vindo um pouco de toda a Europa é ao mesmo tempo um elogio à capacidade de Telemann enquanto compositor mas também enquanto marketeer: Nessa altura um evento deste tipo pan-europeu estava longe de ser fácil. esta obra assegurou a Telemann considerável rendimento e desafogo financeiro.

Para vos demonstrar a latitude de estilos e de orquestração que esta obra inclui resolvi incluir bocados de cada uma das partes (também chamadas "suites" ou "produções").

Da primeira produção e como exemplo da música orquestral presente neste conjunto escolhi a abertura em Mi Menor (relembro que além da introdução a conclusão também é orquestral).



Da segunda produção e como exemplo da música de câmara escolhi o andante para quarteto em Ré Menor.

 

Da terceira produção escolhi a sonata para Oboe e Cravo como exemplo da música para solistas.

Estatísticas e Mensagens Populares da Semana (08.07.2012 a 14.07.2012)

Retomamos hoje os nossos posts regulares sobre algumas estatísticas interessantes deste blog.  Irei tentar que sejam semanais logo veremos se conseguimos manter essa frequência.

Na semana de 8 de Julho a 14 de Julho de 2012 tivemos 691 visitas de 557 visitantes únicos que no seu conjunto leram 1.001 páginas diferentes numa média de 1,45 páginas por visita num tempo médio de 1:17 por visita. 75,7% dos visitantes foram novos, 24,3% repetentes.

O maior número de visitantes veio do Brasil (382) seguindo-se Portugal (274) e num longínquo terceiro a França (6). Por cidades Lisboa continua a ser a principal fonte de visitas (124) seguindo-se São Paulo (59) e em terceiro o Rio de Janeiro (37).

Os nossos visitantes vieram em 76% como resultado de pesquisas, 11% de sites que nos referiram e 11% também de tráfego directo (bookmarks, memória ou outros em que o endereço foi digitado directamente).

Se excluirmos as páginas de topo e as mensagens a elas relacionadas as mensagens mais lidas esta semana foram:

Rhapsody in Blue ............... 14
Vivaldi as Quatro Estações ..... 12
Dia Mundial da Música (2011) ... 11
Clara Haskil ................... 10
Paris e Helena ................. 10 


No que diz respeito a essas páginas de topo ou mensagens relacionadas a estatística é a seguinte:


As melhores músicas clássicas ....... 47
Lista dos melhores Violinistas ...... 44
As 25 melhores Sinfonias ............ 40
Lista dos Grandes Maestros .......... 26
As dez melhores músicas clássicas ... 22

Oportunidades na Amazon