sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Os insultos e a música clássica

Então acham que na música clássica apenas existem "gentleman" e que o mais grave que um compositor pode dizer de um outro será : "Aquela dissonância pareceu-me um pouco demais" ? Pensem duas vezes ... A arte do insulto tem um refinamento especial ... Escolhemos para tema de hoje uma lista de 21 insultos (dos melhores) compilados pela ClassicFM que comentamos e enriquecemos com links para as músicas ... e um insulto todo nosso!  Uma forma para começarem o fim de semana com uma boa gargalhada!


  1. "Ouvir a 5ª Sinfonia de Vaughan Williams é como observar uma vaca durante 45 minutos" Maldizente: Aaron Compland. Bem temos primeiro de assumir que observar uma vaca durante 45 minutos é aborrecido (o que semeia desde já alguma discordia) para verdadeiramente considerar isto um insulto. Podem julgar sem preconceitos através de uma interpretação recente nos Proms pela Orquestra da Escócia dirigida por Andrew Manze. 
  2. "Gosto da sua ópera. Penso que a vou transformar em música" . Maldizente : Beethoven - O site não referia o alvo da ira do compositor pelo que este insulto perde toda a credibilidade.
  3. "Que bom que isto não seja música". Maldizente: Rossini a propósito da Sinfonia Fantástica de Hector Berlioz. Meu caro amigo Rossini, tenha a santa paciência mas essa obra está na nossa lista das 100 melhores músicas clássicas e por isso da próxima vez escolha outro alvo, ok? 
  4. "Ele era uma gárgula de seis pés e meio". Maldizente : Stravinsky a propósito de Rachmaninoff . Bem aqui passamos claramente ao insulto pessoal. Pode-se argumentar em favor de Stravinsky que possivelmente seria verdade ou que na verdade Stravinsky queria apenas referir o carácter carrancudo de Rachmaninoff.
  5. "Tudo o que precisam para compor como ele é uma grande quantidade de tinta" . Maldizente: Stravisnsky de novo agora a propósito de Messiaen. Stravinsky está até agora no top dos insultos com duas magnificas afirmações. Desta vez não podemos deixar de referir uma certa simpatia por esta "boutade".
  6. "É a mais insípida e básica paródia do que deve ser a música" Maldizente: Tchaikovsky a propósito de Boris Godunov de Mussorgsky. Bem compreendemos que três horas e meia possam ser difíceis de suportar ... mas nós até gostamos por isso deixamos ao vosso critério numa interpretação dirigida pelo já saudoso Abbado em 1998. 
  7. "É lindo e aborrecido. Muitas peças acabam muito antes do fim". Maldizente: Stravinsky que acaba assim de completar um hattrick. O compositor russo referia-se aqui a obra Theodora de Handel. De novo talvez apenas um problema de paciência, mais de 3 horas e vinte podem ser efectivamente demais ... 
  8. "O equivalente musical da estação de S. Pancras". Maldizente: Sir Thomas Beecham a propósito de Elgar. No domínio portanto do insulto pessoal temos de começar por explicar a frase. Em primeiro lugar a expressão no site da ClassicFM não esclarece que foi proferida a propósito da 1ª Sinfonia de Elgar. O Maestro Thomas Beecham estava assim a referir que a mesma obra seria excessivamente barulhenta ou incongruente do ponto de vista sonoro (como uma estação onde confluem sons dispares).
  9. "Wagner tem momentos bonitos mas péssimos quartos de hora" . Maldizente : Rossini a propósito de Wagner. Bom segunda aparição de Rossini nesta lista. Sendo uma critica genérica desta vez não iremos contradizer ... 
  10. "Uma banheira de carne de porco e cerveja" . Maldizente : Berlioz a propósito de Handel. Vence até agora de forma destacada o prémio da imagem mais desagradável. Sendo como a anterior uma afirmação sem alvo concreto perde um pouco da sua relevância. Fraquito :-).
  11. "O público esperava o oceano, algo grande, colossal, Ao invés foi-lhes servido uma chávena de água agitada" . Maldizente: Louis Schneider a propósito de La Mer de Debussy. Bom sendo um critico teremos de dar um desconto mas esta afirmação ganha até agora o prémio da metáfora mais criativa. 
  12. "Ele gosta do que não está polido, do que é inacabado, do que é feio". Maldizente: Tchaikovsky a propósito de Mussorgsky. Segunda aparição de Tchaikovsky nesta lista repetindo o alvo ... Bah ... tinha mais jeito para a música do que para o insulto este Tchaikovsky.
  13. "Um compositor para uma mão direita" . Maldizente: Wagner a propósito de Chopin. Bom este insulto carece de explicação para o comum dos mortais ganhando por isso até agora o prémio da exclusividade. Pensamos que este comentário se dirige a mítica incapacidade de Chopin para pensar em outra coisa que não fosse na melodia - num piano normalmente a função da mão direita. Chamando a atenção portanto à nulidade da harmonia (num piano a função da mão esquerda) e da orquestração. 
  14. "Dá-me a impressão de ser uma criança mimada" . Maldizente : Clara Schumann a propósito de Liszt. 
  15. "Todos os últimos andamentos de Bach são como uma máquina de costura". Maldizente : Bax a propósito de Bach.
  16. "Que bastardo sem talento" . Maldizente : Tchaikovsky a propósito de Brahms.
  17. "Handel é da quarta divisão. Não é sequer interessante". Maldizente : Tchaikovsky a propósito de Handel. 
  18. "Se tivesse feito munições durante a guerra teria sido melhor para a música" . Maldizente: St. Saens a propósito de Ravel.
  19. "Gostei muito da ópera. De tudo menos da música" . Maldizente: Britten a propósito da ópera de Stravinsky The Rake´s progress.
  20. "Faria melhor dedicar-se a recolher neve do que a  escrevinhar música" Maldizente: Richard Strauss a propósito de Schoenberg
  21. "Bach nas notas erradas" Maldizente: Prokofiev a propósito de Stravinsky.
Como prometido o 22º insulto (fora do artigo original no qual se baseia este post) e o nosso preferido porque se dirige ao próprio é do grande Johann Sebastian Bach. Dizia ele que "se eu decidir ser idiota serei-o com o meu próprio acorde" ou seja por vontade própria e à minha maneira. 

Oportunidades na Amazon