quinta-feira, 20 de março de 2008

Beethoven - Sinfonia nº 9 Op. 125 em Ré Menor - Segundo Andamento

Tinhamos na segunda-feira visto o primeiro andamento aqui . Hoje vamos falar um pouco do segundo andamento.

Este segundo andamento é um Scherzo com um tema semelhante ao primeiro andamento. Trata-se de um andamento fortemente ritmado. Tanto quanto se sabe este foi a primeira parte da sinfonia a ser composta. Curiosamente é o único caso em que o Scherzo (apesar de não estar anotado como tal) é colocado logo após o movimento de abertura.

Diz-se deste andamento que é o milagre da repetição sem monotonia e na verdade este andamento é essencialmente constituído por uma frase repetida várias vezes em diversas opções de orquestração. Esta frase é repetida quatro vezes nos primeiros 8 compassos do andamento.

Contam-se várias histórias sobre este andamento. Karl Holtz diz por exemplo que após a sua execução na audição de estreia os músicos estavam a chorar e o público começou a aplaudir entusiasmado. Conta-se ainda que na estreia em Paris Rossini terá dito ao saír "O segundo andamento é a coisa mais bonita que já ouvi. Não conseguiria fazer nada para a melhorar".

Mais dramática, ou mais romântica se tivermos em conta a música de Glinka o compositor russo este terá aparentemente chorado compulsivamente ao ouvir o sherzo e dito "on ne touche pas lá" ...

Podem ouvir a interpretação de Karajan deste andamento aqui (coloquem o tempo no minuto 15:09 se quiserem ouvir apenas o segundo andamento, antes disso têm o não menos fantástico primeiro ... )
.

Oportunidades na Amazon