domingo, 14 de outubro de 2007

Leonard Bernstein

Faz hoje 16 anos que faleceu Leonard Bernstein. Que posso eu dizer sobre Bernstein ? Que é possivelmente uma das razões que estou a escrever este blog? Que foi um dos maiores comunicadores do século XX? Um dos maiores maestros? Um dos maiores compositores?

Se puderem não percam os "Concertos para Jovens" que a RTP Memória em tão boa hora tem passado (A RTP2 também) embora sempre com horários erráticos e dificeis de seguir, mas enfim é melhor do que nada. Estes concertos estão também editados em DVD (o outro dia tive a agradável surpresa de os ver em destaque na FNAC). Também os podem facilmente encontrar à venda no Ebay (e mais baratos claro está).

Aqui fica um pequeno momento destes maravilhosos programas em que Bernstein explica como a música pode transmitir emoções sem palavras ... de forma absolutamente inspirada, emocionante e compreensível para todos.



Já agora para que saibam e embora seja antes do tempo (dos romanticos iremos falar bem mais tarde) este extracto é da quarta sinfornia de Tchaikovsky.

Recomendamos claro a visita ao site oficial de Leonard Bernstein onde entre muitas outras pérolas poderá encontrar os scripts completos da maioria dos programas.

Site Oficial de Leonard Bernstein

Claro que nosso site de referência do costume (You Tube) poderão encontrar várias interpretações desta quarta sinfonia. Podemos recomendar por exemplo a interpretada pela Chicago Symphony Orchestra conduzida por Daniel Baremboim.

O cravo bem temperado

Continuando com Bach uma das obras que certamente recomendo é o conjunto de peças intituladas "O Cravo bem temperado". Pessoalmente gosto particularmente das fugas. Aqui fica um exemplo (Prelude & Fugue C major BWV 870) através do qual se podem iniciar nesta pequena maravilha.



Mantendo a tradição de vos ir também apresentando alguns pianistas famosos proponho-vos hoje Sviatoslav Teofilovich Richter. Sem dúvida um dos mais talentosos pianistas do século XX. Nasceu em Zhitomir (na actual ucrania) em 20 de Março de 1915 tendo falecido em 1 de Agosto de 1997 em Moscovo. Oiçam e vejam esta curta execução:



Dizia Richter sobre Bach : "Não faz mal nenhum ouvir Bach de tempos a tempos mesmo que seja apenas com intuitos higénicos". Já agora se quiserem saber mais sobre este pianista podem visitar este site: http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=132135283

Poderão eventualmente notar se lerem os comentários que esta interpretação não é apreciada por todos. As duas criticas principais que fazem é que é demasiado mecânica e que Bach nunca a teria tocado assim (lembram-se de vos ter falado de interpretes e orquestras de época ?). Para terem um termo de comparação eis como soaria Bach num instrumento mais parecido com as da época (também interpretado por um pianista de que já ouvimos uma peça de Bach - Glenn Gould).



A minha opinião? Bem lembram-se de vos ter dito que para mim a música ouve-se com o coração não com a cabeça? Não vos emocionam ambas as interpretações ? Desde que exista alma é música e é belo ...

Oportunidades na Amazon