quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Recomendações para o fim de semana 20/22 de Novembro

Como de costume começamos pelo Sul que neste caso significa a cidade de Évora onde no Sábado 21 às 21:30 teremos um recital por Maria do Anjo Albuquerque, Ana Serôdio e João Paulo Santos.Integra-se este concerto no V Ciclo de "Música no Inverno" e terá lugar no Convento dos Remédios. Será interpretada música francesa para Voz e Piano nomeadamente obras de Delibes, Debussy, César Frank e Lalo entre outros.

Na região de Lisboa propomos dois concertos para as famílias. O primeiro será no Domingo pelas 11h no  Auditório Municipal César Batalha (Oeiras) pelos Solistas da OCCO (Orquestra de Camara de Cascais e Oeiras) uma das presenças regulares nestas andanças. Poderão obter mais informações no Site da Orquestra. O concerto é intitulado "A Grande Família da Percussão" e será dirigido por Nikolay Lalov sendo incluído na categoria de concertos didáticos.


O segundo concerto que vos recomendo na zona de Lisboa terá lugar também no dia 22 mas à tarde no Palácio Nacional de Queluz às 16h onde teremos um concerto dos Violinhos. Entrada Livre sujeita à disponibilidade de lugares na sala.

Desta vez graças à Moura Aveirense não me esqueci de Aveiro e sugeria até dois eventos. Em primeiro lugar no dia 20 de Novembro no Auditório da Reitoria às 21:30  um concerto do pianista Murray McLachlan. Depois no dia seguinte 21 de Novembro também às 21:30 e sempre no Auditório da Reitoria da UA poderão ouvir a Orquestra Filarmonia das Beiras com a Orquestra de cordas e sopros do Departamento de Comunicação e Arte da UA (DeCA) e fagotista Rui Lopes dirigidos por Ernst Schelle. Mais informações e links no blog desta nossa leitora atenta.

Na invicta cidade do Porto teremos um recital de piano por Paul Badura-Skoda na Casa da Música do Porto. Será no Sábado às 18h. Serão interpretadas obras de Haydn, Beethoven e Brahms. O programa inclui igualmente uma obra de Jenö Takács - "Partita op. 58", dedicada ao pianista.

No interior - nem de propósito; o outro dia num comentário a um comentário tinhamos falado desta localidade por contraponto a Nova Iorque - teremos em Freixo de Espada à Cinta um duo de Violinos Ana Pereira e Agnes Sarosi  (Solistas da OML) no Mosteiro de São Vicente Nery. Será na sexta-feira dia 20 às 20:30. Entrada livre limitada aos lugares disponíveis.

Também no interior mas na bela cidade de Castelo-Branco no Cine-Teatro Avenida teremos também na Sexta-Feira dia 20 às 21:30 a ONP dirigida por Ralf Lange. Serão solistas Aldo Salvetti (oboé), Gavin Hill (fagote), Dominic Moore (violino), José Augusto Pereira de Sousa (violoncelo) num programa interessantissimo com obras de Fernando Lopes-Graça "Sinfonietta à memória de Haydn" e Haydn "Sinfonia nr. 99".
Finalmente voltando ao litoral mas na fantástica cidade de Viana do Castelo no belissimo Teatro Municipal Sá de Miranda onde já ouvi tantas obras fantásticas teremos a Orquestra do Norte dirigida por José Ferreira Lobo com um dos meus pianistas preferidos, António Rosado. Será na Sexta-Feira dia 20 às 21:30 com um programa que inclui obras de Ravel: "Alboroda del gracioso", "Concerto em sol para piano e orquestra", "Bolero".

Oportunidades na Amazon