segunda-feira, 26 de maio de 2008

Concurso António Capela 2ª Edição


Fui ontem assistir ao concerto dos laureados da segunda edição do concurso António Capela. Conforme expliquei a família Capela é uma família de luthiers dos melhores em Portugal tendo conquistado vários prémios internacionais e inclusivamente fabricado instrumentos para concertinos tão famosos como o violoncelista Rostropovich.



Este concurso dividido em três categorias pretende incentivar jovens na aprendizagem do instrumento sendo de salientar que pela primeira vez e expressamente para este concurso o mestre Capela fabricou violinos em tamanhos não "inteiros" adequados às idades dos executantes.

Os primeiros prémios em todas as categorias são a melhor recompensa que se pode dar a um jovem que está a aprender com gosto: O empréstimo de um violino - um verdadeiro Capela - durante um ano.

O concerto dos laureados realizou-se no Foyer do Teatro Nacional de S. Carlos que em boa hora abriu as suas portas a esta iniciativa. Desta forma pude ouvir jovens esperanças portuguesas que nos demonstraram várias coisas. Em primeiro lugar que em Portugal existe ensino musical e instrumental de qualidade. Em segundo lugar que com trabalho e dedicação se conseguem excelentes resultados.

Na categoria Infantil venceu Bárbara Carneiro da Academia "A Pauta" do Porto que nos presenteou com o primeiro andamento do concerto em Lá Menor de Vivaldi. Em segundo lugar ficou Lia Yeranosyan do Conservatório do Porto que não pode estar presente no concerto. O terceiro lugar coube a Maria Abecassis que interpretou o Concerto em Sol Menor Op. 13 de Seitz.

Na categoria Juvenil (dos 10 aos 13 anos) venceu Manuel Abecassis (Academia de Música de Lisboa) que neste concerto nos presenteou com o concerto nº1 em Lá menor de Accolay. Em segundo lugar qualificou-se Sara Ferreira (Conservatório Regional de Gaia) que interpretou Concertino do compositor arménio S. Keosayan. Em terceiro lugar pudemos ouvir Maria Laranjo (Academia de Música de Lisboa) que interpretou Czardas de V. Monti.

Finalmente a categoria Jovem (13 a 17 anos) foi vencida já não por uma esperança mas por uma certeza, dizemos nós. Maria Viseu venceu esta categoria tendo interpretado o Concerto nº 2 em Ré Menor Op. 22 de H. Wieniavsky. Em segundo lugar qualificou-se Marta Melo também da Academia de Música de Lisboa que interpretou Meditation de Massenet. O terceiro lugar foi conquistado por Ana Luísa Carvalho do Conservatório do Porto que infelizmente não pode estar presente no concerto de ontem.

Perguntas e Respostas de Segunda

Como viram seleccionamos esta semana algumas questões mais pertinentes que nos mereceram posts independentes.

Música do Doente Imaginário: Resposta aqui
Para que serve a música clássica: Uma não resposta aqui.
Estudo Revolucionário: Resposta aqui.

Para além destas escolhemos ainda uma "pergunta de algibeira" e duas que me deixaram completamente intrigado sobre o que pretenderiam os nossos leitores. Se me puderem ajudar ...

O que significa "Gavotte" : Gavotte é o nome de uma dança popular francesa do século XVII / XVIII e que foi posteriormente estilizada sendo transformada numa dança de corte e introduzida em muitas composições clássicas.

As duas que me deixam intrigado ...

"musica clássica triste que costuma dar em vídeos de desporto"
"tchaikovsky ouvir a gazeta"

Oportunidades na Amazon