segunda-feira, 20 de abril de 2009

As 10 pesquisas mais interessantes da semana #14

1. concerto grosso : Definimos este tipo de concerto aqui. Embora tenham existido vários compositores que no período barroco tenham praticado esta forma com sucesso é sem dúvida com Corelli que esta forma atinge o seu expoente máximo.

2. biografia de henry purcell : Já falámos deste compositor aqui , possivelmente o maior compositor Inglês.

3. oitava sinfonia de Beethoven : Não sendo uma das mais conhecidas, perdendo em popularidade para a terceira, quinta, sétima ou nona, não deixa de ser uma obra fantástica. Aliás quando fizermos a votação para a melhor sinfonia a questão vai mesmo ser quantas sinfonias de Beethoven excluir. Falamos desta sinfonia aqui utilizando como referência

4. a morte e a donzela +schubert : Obra de Schubert, Quarteto para cordas num tom globalmente sombrio composto logo após o compositor ter sabido a natureza do mal que o afligia: A sífilis. Falamos desta obra aqui.

5. "david oistrakh" "lev oborin" "beethoven" "blogspot' : Bem houve um post em que falamos em simultaneo destes três primeiros nomes. Foi a propósito da sonata Primavera de beethoven em que propusemos uma interpretação desta dupla fabulosa. Leiam esse post aqui.

6. hideaki oshiro : Pianista Janponês, laureado do concurso Viana da Motta e que toca regularmente em Portugal, pelo menos numa das vezes fizemos referência aqui neste blog. Vejam no blog Lapsos de Tempo uma fotografia do pianista.

7. "o que é música clássica" : Tentamos uma primeira definição aqui. Não estamos ainda satisfeitos com a definição encontrada e por isso tentaremos melhorar.

8. accardo blogspot bach : Salvatore Accardo é um violinista e maestro Italiano que por acaso não estava na nossa lista de violinistas nem da de maestros. Nasceu em 1941 em Turim (Itália). É muito conhecido precisamente pelas suas interpretações de Bach.

9. antonio ferreira nccm : Pianista de quem recomendamos a visita ao seu site oficial. Algumas recomendações interessantes para próximos concertos que irão figurar certamente nas nossas sugestões de quinta-feira.

10. onde trabalhou claudio monteverdi : Falámos aqui de Claudio Monteverdi. Essencialmente trabalhou na sua cidade Natal Cremona e em Veneza onde viria a falecer.

Uma décima primeira pesquisa extra, um pequena prenda ...

11. kathleen kulhman : Mezzo Soprano americana nascida em 1950. Embore cante peças de várias fases do reportório clássico, desde o barroco ao romântico, o seu protagonismo foi adquirido na interpretação de obras do Barroco.


Reblog this post [with Zemanta]

Concerto pela Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional

Palácio Nacional da Ajuda.Image via Wikipedia

Estive hoje à tarde no Palácio da Ajuda onde fui assistir a um concerto da Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional. Devo dizer que para mim, que estou mais habituado a ouvir Orquestras de Cordas ou solistas também em cordas, foi sem dúvida uma experiência diferente a começar pela potência sonora sem dúvida exponencialmente maior.

Na verdade acompanhavam a orquestra três violoncelos e parece-me um contra-baixo que raramente se conseguiram ouvir perdendo no confronto sonoro numa luta desigual !

Confesso que não conhecia uma grande parte do reportório que foi interpretado: Windy City Overture de Johan de Meij , Deep Harmony de Handel e Parker e arranjos de Willem Flisijn, Dance Suite de Joseph Horovitz, Madrigal de Philip Sparke, Pangeae de Carlos Amarelinho e Yiddish Dances de Adam Gord. Foram também interpretadas variações sobre temas de Paganini que essas soaram familiares.

A dirigir a Orquestra estiveram vários alunos de mestrado em Direcção de Orquestra de Sopros do Instituto Piaget (tenho pena de não vos dar aqui os nomes mas não estavam infelizmente na folha de programa). O concerto integrou-se numa espécie de Master Class dada pelo maestro Jo Conjaerts (pelo menos foi o que entendi) e resultante de uma parceria entre o Conservatório Nacional e o Instituto Piaget iniciativa que pelo que ouvi se saúda claramente.

Sinceramente gostei do concerto embora me parecesse que a potencia sonora era excessiva para aquele espaço, ao ponto de nos momentos mais fortes a melodia já não ser perceptível tal o volume gerado. Achei igualmente que em certas passagens alguns naipes poderiam estar mais juntos mas como comecei por vos dizer no conjunto foi uma tarde muito bem passada e mais uma certificação de que a máxima que vos deixo todas as Quinta-Feiras é válida ! Deixem os chinelos em casa e vão ouvir música ao vivo!

Os meus parabéns a todos os jovens (e menos jovens) que tocaram ou dirigiram no concerto de ontem. Merecem !
Reblog this post [with Zemanta]

Oportunidades na Amazon