segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Mozart - Concerto para Clarinete K. 622

Esta composição é considerada uma das obras primas de Mozart. Escrita em 1791 para o Clarinetista Anton Stadler foi a ultima obra orquestral composta por Mozart (cerca de 6 meses antes da sua morte). O concerto segue a forma tradicional (andamento rápido - andamento lento - andamento rápido): Allegro, Adagio, Rondo: Allegro.

De notar que este concerto foi originalmente escrito para um Clarinete especial que o próprio Stadler teria inventado e que permitia tocar notas mais graves do que um clarinete normal (segundo a enciclopédia Grove Music). Durante muito tempo este facto não era conhecido dado que na altura o editor resolveu publicar uma versão com essas notas transpostas para a gama dos Clarinetes normais.

Recentemente vários estudiosos recuperaram a versão original construindo instrumentos especificos para a execução desta peça incluindo David Shifrin e a Mostly Mozart Orchestra de que vos propomos o segundo andamento que é de uma beleza insuperável. Aliás diga-se que esta composição, no que diz respeito a instrumentos de sopro, é das minhas preferidas e segundo várias sondagens uma das peças mais apreciadas não só de Mozart mas de todos os compositores clássicos.

Transmite uma paz absoluta ... Fiquem bem com Mozart.

Segundo Andamento - Adagio (David Shifrin e a Mostly Mozart Orchestra)

Aniversário de Mozart foi ontem.

Já foi ontem mas sinceramente não tive tempo de escrever nada que me agradasse. Ficou assim para hoje o post de celebração. Mozart faria hoje 252 anos mas a sua música continua actual como sempre. Nas palavras do blog nosso amigo Eine kleine Nachtmusik

Fuiste mortal como el que más, pero en tu sangre había algo de Icor, o es decir, música. Por ello sigues entre nosotros y te seguimos festejando!

Zum Geburtstag viel Glück,
liebe Mozart!

Audição dos Violinhos em Queluz - 27.01.2007

Para quem não pode ir ver e a título de convite para uma futura ocasião aqui fica um vídeo de um dos artistas que durante cerca de uma hora nos entreteram com a sua música. Selecção concretizada a partir de um critério puramente "parental" como foi explicado em anterior post.
A peça tocada é o terceiro andamento do 23º concerto para violino e orquestra de Viotti, compositor e violinista Italiano do período clássico que terá influênciado Beethoven (neste caso ouvirão uma adaptação para Violino e Piano).

Viotti escreveu 29 concertos para violino que dizem as más linguas - todos muito semelhantes. Viotti era no entanto um instrumentista notável e as suas peças contêm secções tecnicamente bastante dificeis. Neste caso poderão certamente ouvir alguns desacertos, próprios de uma audição de uma escola e alguns sons exteriores ao concerto assim como algumas passagens em frente da "camara" do realizador pelas quais peço desde já desculpa.

Aliás o pior mesmo do filme é a qualidade do mesmo tanto em imagem como em som. Tenho mesmo de comprar camera de video (bom isto agora está mesmo parecido com um "verdadeiro" blog, descansem que as notas pessoais ficarão por aqui).


Oportunidades na Amazon