sábado, 1 de dezembro de 2007

Biografia de Giovanni Baptista Pergolesi

Como viram o nosso blog mudou de aspecto este fim de semana ... agora temos três colunas o que nos permite ter mais alguns destaques e uma melhor navegação entre artigos, achamos nós.

Hoje depois das recomendações vamos falar ainda que de forma bastante resumida de Giovanni Baptista Pergolesi (iremos completando aos poucos estas curtas biografias sem nos esquecermos que o objectivo é mesmo que comecem a ouvir e a conhecer este género de música) ....

VIDA

Pergolesi nasceu a 4 de Janeiro de 1710. Viveu apenas 26 anos tendo falecido a 16 de Março de 1736 vítima de Tubercolose.

OBRA

Pergolesi escreveu na sua curta vida algumas óperas e outras peças laicas. Não obstante a sua Stabat Mater é sem duvida a obra mais conhecida e faz-nos pensar o que teria acontecido caso Pergolesi não tivesse falecido tão novo. Para ilustrar esta obra escolhi uma interpretação da Staatskapelle Dresden dirigida por Bertrand de Billy e gravada na Dresdner Frauenkirche . São solistas Anna Netrebko (Soprano) and Marianna Pizzolato (Mezzo Sopranno).



Comentário: Originalmente tinha escolhido esta outra interpretação que infelizmente foi removida do You Tube. Actualizei a entrada com um novo video. Claro que é uma boa questão se esta remoção ajudou algum músico, mas isso é conversa de um outro rosário.

Para ilustrar esta obra magnífica escolhemos uma interpretação de Emma Kirby com The Academy of Ancient Music/Cristopher Hogwood. Escusado será dizer que Emma Kirby mereceria só por si um post que ficará para amanhã ... Emma Kirby é sem duvida uma das grandes especialistas de música barroca (e mesmo renascentista penso).

Conta-me uma ópera

Hoje estamos em maré de recomendações. Nas nossas navegações encontramos este site espectacular. É em espanhol (que pena) porque sendo para os mais pequenos perde assim um pouco do seu apelo para nós ...

Mas porque não ver este site na companhia do seu filho, sobrinho, primo, ... e fazer um pouco de tradução simultanea :-) ... Aqui fica a recomendação. Não percam Conta-me uma opera que vai já para a lista dos nossos sites recomendadissimos.

Dido e Eneias

Já vos tinha colocado esta referência nas recomendações do fim de semana mas encontrei no Blog Belogue de Notas umas fotografias dos ensaios por isso não quero deixar de vos voltar a recomendar que vão ver esta ópera de Purcell. Hoje em Espinho (Auditório de Espinho) às 21:30.

Oportunidades na Amazon