segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2010 - #02)

As 10 pesquisas da semana (2010 - #02)
  1. "raquel alão": Raquel Alão é uma das mais talentosas (na minha modesta opinião) sopranos portuguesas. Foi também uma das primeiras (e simpáticas) comentadoras deste blog. Podem consuktar o seu perfil no Facebook
  2. alvaro cassuto ,comentarios sobre bruckner : Alvaro Cassuto é um dos mais conceituados maestros portugueses. Dedicamos-lhe um post recentemente quando comemorou 50 anos de carreira. Desconhecemos em absoluto qualquer comentário que tenha feito sobre Bruckner.
  3. frédéric chopin piano concerto no. 2 in f minor op. 21: Um dos dois concertos para piano de Chopin e uma das poucas obras orquestrais que compôs. Em ano de Chopin é normal que existam muito mais pesquisas sobre este compositor que na verdade foi um dos responsáveis pelo meu gosto pela música clássica. Falamos deste concerto aqui.
  4. shura cherkassky (piano): Cherkassky foi um grande pianista de origem ucraniana nascido em Odessa. Cherkassky foi um dos últimos grandes românticos no sentido em que privilegiava a "inspiração" e a espontaneidade.
  5. royal philharmonic orchestra rudolf kempe profil- 04015(cd) : Suponho que este leitor deve estar à procura de uma interpretação especifica que o grande maestro Rudolf Kempe tenha efectuado com a Royal Philarmonic Orchestra. Pelo que consegui descobrir trata-se curiosamente de uma obra de Chopin precisamente o segundo concerto para piano interpretada por Cherkassky pelo que provavelmente esta pesquisa poderá estar relacionada com a anterior. Poderão comprar este CD na Amazon britânica embora neste momento não exista em stock. A versão para download está no entanto disponível por cerca de sete Libras, um preço convidativo. Vejam aqui .
  6. "biografia brahms" : Sim temos. Podem ler o primeiro episódio aqui ... depois é só seguir a trama ..
  7. "coro anonymous" : Coro da Invicta Cidade do Porto. Leiam o post que lhe dedicamos aqui (com link para o respectivo blog) 
  8. "patrizia giliberti" : Professora no Conservatório Regional de Évora e doutoranda na Universidade de Évora onde está a elaborar a sua tese que versa o trabalho de Scarlatti. Patricia Giliberti nasceu em Matera (Itália) sendo especializada em música antiga. Efectuou vários recitais por toda a europa quer em Piano quer em cravo e tanto a solo como em agrupamentos de música de camara. Mais informações nesta biografia que encontramos no site da escola onde lecciona. Este texto foi retirado deste outro post no nosso blog. 
  9. padre José Maurício - discografia: Bem estamos a falar de um dos grande compositores brasileiros do período barroco pelo que é difícil falar de discografia. Sugerimos como ponto de partida a biografia que escrevemos aqui. 
  10. quem compôs a musica do quebra nozes: Quem compôs o Quebra Nozes foi Tchaikovsky. Podem ler aqui o nosso post sobre este bailado.
Pesquisas Recorrentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Estatísticas

Tivemos esta semana 388 visitas de 17 países diferentes das quais 282 de Portugal, 85 do Brasil e 3 de dois países em ex-aequo no terceiro lugar: Alemanha, e Espanha. Lisboa com 108 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 57 visitas e finalmente em terceiro o Rio de Janeiro com 15 visitas.

Destas 61 foram directas, 124 foram através de sites de referência enquanto 173 foram de motores de pesquisa. 30 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 20 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 233 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido 528 (feeds + visitas "normais").

Oportunidades na Amazon