sábado, 9 de fevereiro de 2008

Beethoven - Sonata para Violoncelo nº3 Opus 69

Como temos estado centrados no Violino e no Piano há muito que não ouvimos uma peça para Violoncelo. Ora Beethoven pode ter sido o primeiro a compor uma Sonata para este instrumento.

Esta sonata nº3 composta em 1808 rompe também com a habitual construção (andamento rápido-lento-rápido) sendo ao invés o andamento lento o ultimo. Temos assim a seguinte sequência:

1. Allegro, ma non tanto
2. Scherzo
3. Adagio cantabile – Allegro vivace

Para vos ilustrar esta magnifica peça escolhi uma interprete que é daquelas que quase não precisa de tocar para fazer música. Neste caso não vão poder ver (é apenas o audio com uma foto) mas a sua presença em palco é algo de inexplicável. Fiquem então com o primeiro andamento desta composição interpretado por Jacqueline du Pré aqui.

Recital de Ontem da Maria Viseu - Beethoven , Brahms e Mendelssohn

Como prometido hoje vou falar-vos um pouco mais do recital que fui ouvir ontem. Como vos tinha dito era um recital quase completamente do período romântico (excepção feita à peça de Beethoven). Como verão pelos extractos das peças que escolhi foi um recital muito interessante em que a Maria Viseu mais uma vez demonstrou ser já mais do que uma simples promessa. Claro que há ainda muito trabalho a fazer antes de estar ao nível dos que vamos aqui ouvir de seguida mas em meu entender tem potencial para lá chegar.

O programa começou com o primeiro andamento da Sonata Primavera (Opus. 24) de Beethoven. Foi um excelente começo. Já vos mostrei na Quinta duas interpretações excelentes deste primeiro andamento hoje ficam com uma das meninas bonitas do violino Nos dias de hoje deveria dizer "senhora", "menina" era mais no tempo de Karajan como também já vos mostrei neste blog. É uma interpretação muito diferente das que vos mostrei ontem (reparem nas variações de tempo). Podem ver este vídeo aqui.

De seguida pudemos ouvir a segunda sonata de Brahms para violino e piano. No Youtube não encontrei nenhuma interpretação aceitável por isso tive de criar o meu pequeno vídeo. Na realidade limitei-me a juntar uma fotografia do Brahms e do violinista Vladimir Kogan com uma interpretação do primeiro andamento desta sonata. Podem ver este pseudo-video aqui.

O programa do recital terminou com o ultimo andamento do concerto para violino em Mi Menor de Mendelssohn. Escolhi para ilustrar este andamento uma jovem violinista Sarah Chang que poderão ouvir com a Filarmónica de Nova Iorque dirigida por Kurt Masur aqui.

Mais concertos para o fim de semana (Cascais/Oeiras)

Sei que é um pouco em cima da hora, a primeira das recomendações adicionais é para daqui a 3 horas. Como dizia um anúncio há uns largos anos "seria impulse" :-)

Hoje Sábado, 9 de Fevereiro às 18h00 no Museu Música Portuguesa - Casa Verdades Faria "GRANDES OBRAS DE MÚSICA DE CÂMARA" pelos Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Grazia di Venere estará no piano.

Programa:
C. Frank
Quinteto para piano, dois violinos, viola e violoncelo em Fá menor
R. Schumann
"Phantasiestucke" para piano, violino e violoncelo Op. 88

Amanhã (aqui já têm mais tempo para pensar),Domingo, 10 de Fevereiro às 18h30 no auditório do Centro Cultural de Cascais o "CARNAVAL CONCERTO" para a família. Serão interpretadas obras de O. Riding, G. Rossini, J. Haydn, L. Anderson e outros. Pela orquestra de Oeiras e Cascais dirigida pelo maestro Nikolay Lalov.

Oportunidades na Amazon