sábado, 1 de outubro de 2011

Pela Paz no Dia Mundial da Música

Quando foi instituído o dia Mundial da Música em 1975 pelo International Music Council (Organização criada pela UNESCO em 1949) iniciativa proposta por Yehudi Menuhin (na altura seu presidente um dos meus violinistas preferidos quer pelas suas qualidades enquanto músico quer pelas suas qualidades humanas - parece aliás impossível que nunca tenha aqui escrito uma biografia dele, falta grave que será prontamente corrigida) e Boris Yarustowski (seu vice-presidente).

Na carta que enviaram para os membros do IMC explicaram claramente a intenção ao criarem este dia. Não creio que possa fazer melhor do que traduzir o que então escreveram (Novembro de 1974). Diziam então:

É intenção deste dia encorajar:

  1. A promoção da nossa arte em todas as secções da sociedade 
  2. A aplicação dos ideais da UNESCO da paz e amizade entre os povos, a evolução das suas culturas o intercâmbio de experiências e a apreciação mutua dos seus valores estéticos 
  3. A promoção das actividades do IMC, dos seus membros e das suas politicas 

Das várias actividades então propostas salientamos a ultima: 

A Luta contra a poluição sonora do ambiente 


Propor às autoridades locais que, neste dia, deveriam ordenar alguns minutos de silêncio nas cidades; este período seria utilizado para ouvir música tocada em locais públicos tais como parques e praças.

Se a realização dos concertos então proposta parece ter vingado já o silêncio esse foi um tanto esquecido. Porém prefiro salientar a Paz enunciada no segundo pontos das intenções de Yehudi Menuhin. Porque essa linha tão típica dos anos 70 e tão esquecida nos nossos dias, afastados que estamos desses objectivos pela materialidade dos nossos tempos.

Precisamos como se dizia na altura de uma nova ordem económica mundial, uma ordem mais justa e mais promotora da paz, menos centrada no "crescimento" mais equilibrada pelo respeito dos valores individuais e colectivos intangíveis como a honra e a sustentabilidade, mais preocupada com os meios e os resultados futuros do que com os resultados imediatos e a voracidade do presente.

Paz e música para mim neste momento (para terminar com música como habitualmente) poderia significar Beethoven claro e a nona ou então o Maestro Daniel Barenboim que muito justamente nomeado para um merecido Nobel da Paz.

Felizmente conseguimos propôr-vos um video que resume as duas coisas. O Concerto pela Paz pela West-Eastern Divan Orchestra realizado no passado dia 15 de Agosto na Coreia do Sul simbolicamente o único país dividido no mundo e obviamente com a nona de Beethoven ... Podem ouvir aqui mais uma reportagem. Para quem não conseguiu ouvir música ao vivo ouvir estas palavras será a segunda melhor coisa a fazer .... mas ainda estão a tempo, deixem o sofá e vão á procura da música pelas ruas que como dizemos sempre "Ao Vivo é Outra Coisa!"

Oportunidades na Amazon