domingo, 9 de março de 2008

Beethoven - Sinfonia nº 6 (Segunda Parte)

A Sexta Sinfonia é constituída por cinco andamentos contrariamente à prática comum no período clássico (quatro andamentos). Como veremos cada um dos andamentos tem um nome especifico que procura remeter o leitor para um determinado clima. Saliente-se a esse propósito que Beethoven nitidamente não acreditava na música programática propriamente dita. Muitas das notas dos seus cadernos quando compunha a sexta sinfonia demonstram que uma das preocupações do compositor era que não tomassem as partes da sua música como imitações da natureza.

O primeiro andamento (Allegro ma non troppo) - Despertar de sentimentos felizes à chegada ao campo - Este andamento é composto da repetição de pequenos temas com alterações várias um considerável número de vezes mas sem nunca nos aborrecer. Há quem tenha referido que esta repetição de padrões é própria da natureza. Para ilustrar este andamento oiçam a Orquestra Sinfónica de Tóquio dirigida por Otmar Suitner aqui.

O segundo andamento (Andante molto mosso) - Cena perto do ribeiro - É provavelmente aquele que pela melodia e pela orquestração mais perto está de sugerir directamente os sons da natureza e não os sentimentos por esta inspirado como Beethoven pretendia. Oiçam aqui (primeira parte) e aqui (segunda parte) deste andamento com Arturo Toscanini dirigindo a BBC Symphony Orquestra.

O terceiro andamento (Allegro) - Festa da gente do campo - Este andamento na verdade um Scherzo traz pela primeira vez o elemento humano. Para trazer á nossa memória esse elemento humano beethoven utiliza os sopros utilizando inclusivamente pequenas notas de humor como por exemplo a imitação estilizada de um instrumentista algo limitado. É um elemento barulhento, cheio de vida e que acaba de forma intempestiva como que interrompido por algo de inesperado: A chuva.

O quarto andamento (Allegro) - Trovoada, tempestade - Começa gentilmente como se ouvissemos as gotas da chuva e a trovoada ao longe para num crescendo sucessivo a tempestade se aproximar.

O quinto andamento (Allegretto) - Canção dos pastores, agradecimento - Este andamento é um verdadeiro canto idílico de agradecimento pelo fim da tempestade pelo retorno à serenidade.

Oiçam estes últimos andamentos sempre com a BBC Symphony Orchestra dirigida por Toscanini aqui (primeira parte) e aqui (segunda parte).

Oportunidades na Amazon