segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Glenn Gould (1932-1982) - O artista multimedia


Não será com toda a certeza exagero afirmar que Glenn Gould terá sido o primeiro artista multimedia do mundo. Na verdade Glenn foi um dos que percebeu de forma consciente (outros tinham-no entendido de forma menos consciente como Bernstein ou mesmo Karajan) o poder da imagem e o poder que resultava da junção de meios audiovisuais.

Glenn Gould fez inúmeros programas de televisão e rádio e foi escritor demonstrando sempre em todos os meios a originalidade e genialidade que lhe conhecemos no piano.

Sem dúvida que neste aspecto a série de programas de Rádio a que chamou "Contrapuntal Radio" foram as mais significativas. Gould produziu sete programas diferentes. 4 programas foram sobre músicos que admirava e outros 3 , obras verdadeiramente notáveis, sobre a solidão. Dizia Gould que era sobre a retirada voluntária do mundo, a "Triologia da Solidão" como lhe chamava.

O primeiro e mais conhecido chama-se "The Idea of North" (1967) sobre a vida no Norte do Canadá. Oiçam aqui Glenn Gould a falar deste programa explicando como utiliza as vozes sobrepostas de cinco pessoas um pouco como o compositor Webern. O segundo (1969) chama-se "The Latecommers" abordando o tema da vida na Newfoundland. O terceiro (1977) "The Quiet in the Land" é sobre a vida dos Mennonites em Manitoba.

Na verdade em qualquer um destes programas de rádio estamos a falar de mais do que simples informação, aliás esta como tal nem sequer é sempre perceptível. Estamos a falar da utilização da voz como elemento de composição. Um outro artista de Vancouver Joan McCrimmon Hebb criou um conceito de colagens "The Inner Ear" baseado nos programas de Glenn. Terminamos este post convidando-vos a dar uma vista de olhos pelas imagens e pelos extractos dos programas.

Mais pesquisas interessantes ...

Ontem acabamos por deixar para hoje algumas pesquisas interessantes.

fundação von karajan : Já falamos deste maestro aqui , a Fundação realmente existe mas não encontrei um site oficial da mesma. Podem porém visitar o site de celebração do centésimo aniversário do nascimento do grande maestro aqui.

glenn gould blogspot : Glenn Gould foi um dos percursores da "arte multimedia". Na verdade ele era um defensor acérrimo dos meios audiovisuais não só como forma de divulgação mas também como forma de arte. Os seus programas de rádio "Rádio em Contraponto" são peças notáveis de concepção artistica. Pensamos que este nosso visitante estaria à procura do "Contrapuntal Blog" um blo oficial da fundação Glenn Gould que podem encontrar aqui. Claro que vos recomendamos também que leiam a sequência de posts que estamos a fazer sobre este grande artista (muito mais do que um pianista, sem ofensa a estes ultimos) o ultimo dos quais podem ler aqui.

como se chamava a mulher de mozart : Finalmente uma pergunta para a nossa revista côr-de-rosa. Chamava-se Constance weber e o casamento realizou-se contra a vontade da família de Mozart.

brahms concerto duplo oistrakh e fournier : supomos que se está a referir ao Duplo Concerto de Brahms para Violino e Violoncelo e que o violoncelista a que se refere é Pierre Fournier grande violoncelista françês. Infelizmente esta dupla não a encontro no You Tube (aliás há muito pouco conteúdo com o Pierre Fournier). Fica aqui a promessa de um dia resolvermos isso. Entretanto podem sempre recorrer à interpretação de Oistrakh e Rostropovich .... não ficam a perder!

blog joao luis torres prada silva : Um blog de um nosso leitor (e de que somos também leitores) e de que recomendamos uma visita atenta, apontem o vosso browser para aqui !

analise quinta simphonia : Bom sem mais nada só pode ser a quinta de Beethoven. Podem ler uma análise baseada no texto de Hector Berlioz aqui.

Oportunidades na Amazon