quarta-feira, 19 de março de 2008

O Hot Clube faz hoje 60 anos

Lembro-me que não gostava de Jazz. Ou melhor achava que não gostava. Na verdade precisava de um blog chamado "Diz que não gosta de Jazz?". Mas na altura não havia Internet. Mas (já) havia o Hot Clube e os amigos. No meu caso a minha introdução ao Jazz não poderia ter sido melhor.

Bernardo Moreira e o seu primo Francisco passaram literalmente horas a tentar convencer-nos que Jazz é que era. Passávamos os minutos do recreio no Liceu Francês ou nos intervalos para almoço (claro que quando não havia bola) em discussões metafísicas sobre a primazia da música exacta (que eu defendia) o rock e pop que também tinha os seus defensores e o Jazz por quem o Francisco e o Bernardo lutavam. E tanto falaram que acabaram por me contagiar ... Desconfio que não tive o mesmo sucesso com a música clássica. Certamente falta de mérito meu.

E vem isto a propósito dos 60 anos do Hot Clube fundado por Luís Villas-Boas que provavelmente terá desempenhado o papel dos meus amigos para muitos dos apreciadores de Jazz em Portugal. Recomendo claro está uma visita e só para que fiquemos todos em sintonia musical e porque este blog é um blog plural com uma definição de "clássica" ampla, deixo-vos neste post com uma das minhas preferidas: John Coltrane em My Favorite Thing (Baden-Baden 1961), aqui.

Tenho pena de não ter podido recomendar o concerto comemorativo no S. Jorge porque foi hoje às 22:00. Fica para a próxima e a promessa de um pouco mais de atenção ao Jazz "clássico". Com esta, homens e mulheres do Jazz, podem bater-me, mas previno-vos que como leram já tive bons professores ...

Faleceu Arthur C. Clarke

Estava a ver televisão quando tomei conhecimento pelo rodapé anunciando o falecimento de Arthur C. Clarke. Estava a ver um canal de noticias inglês não me perguntem qual.

Conforme provavelmente sabem se já leram alguma vez o meu perfil sou um fanático de ficção cientifica, um dos meus grandes defeitos :-). ...

Terá pouco a ver com música clássica dirão. Bem sim e não. Na verdade Arthur c. Clarke está ligado à musica clássica através da adaptação para cinema de uma das suas obras mais emblemáticas e um dos melhores filmes de sempre: 2001 Odisseia no Espaço. Não é só na sequência inicial que a música clássia é utilizada mas também em várias partes deste filme que é sem dúvida uma referência no género e não só.

Fiquem com a sequência inicial aqui.

Oportunidades na Amazon