quinta-feira, 15 de março de 2012

Josef Suk (1929-2011)

No passado mês de Julho (em 2011 portanto) faleceu Josef Suk. Lembrei-me dele porque no disco deste mês da Diapason uma das obras escolhidas no "canto do coleccionador" é a interpretação da Sonata para violino e piano de Dvorak Op. 57. Nesta obra suk é acompanhado ao piano por Jan Panenka com quem gravou inúmeras obras de música de câmara.

Para quem não sabe Josef Suk é  neto do compositor checo de mesmo nome e também bis-neto do próprio Antonin Dvorak pelo que obviamente detinha uma compreensão única das obras do compositor da Boémia. Infelizmente não encontro no You tube interpretações desta obra pelo próprio mas proponho-vos que oiçam Josef Suk com a Orquestra da República checa no Concerto para Violino de Dvorak, e aqui a obra em questão no principio deste post (a interpretação não é de referência mas é de bom nível).

A propósito de Josef Suk (o violinista) proponho também que oiçam sempre com a Filarmónica da Republica Checa a interpretação da obra do seu avô o compositor Josef Suk, Fantasia em Sol Bemol, lindíssimo!

Sempre em família podem ouvir também uma interpretação da Sonatina para Violino e Piano Op. 100 de Dvorak (coloquei o segundo andamento no link porque é o que prefiro mas a obra está totalmente disponível como aliás as anteriores que referi).

Oportunidades na Amazon