sábado, 22 de setembro de 2012

Mazurkas de Karol Szymanowski


Continuando a falar-vos de algumas das obras que estão na nossa lista de obras para piano de compositores menos conhecidos hoje vou mostrar-vos a obra de Karol Szymanowski (1882-1937) compositor polaco que tal como Chopin conseguiu transpor para o piano a alma polaca.

No nosso caso no que diz respeito a obras para piano solo o seu Op. 50 constituído por 20 Mazurkas merece sem dúvida estar na nossa lista. A linguagem como poderão ouvir é mais contemporânea que a de Chopin (estas obras foram compostas entre 1924-1925).

Propomos que oiçam uma interpretação de algumas destas vinte Mazurkas interpretadas por Marc André Hamelin.



Curiosamente Szymanowski foi também um escritor notável (aliás durante um período da sua vida trocou a música pela literatura) tendo uma paixão assinalável pela cultura grega. Conto-vos este detalhe porque é relevante para a nossa lista. Na verdade em vez deste conjunto de Mazurkas poderia perfeitamente ter incluído a obra Métopes composta em 1915 que é uma obra composta por três poemas instrumentais baseados na mitologia grega. Cada um dos poemas representa um dos personagens femininos encontrados por Ulisses na sua viagem de regresso a casa.

Se tiverem curiosidade (embora não esteja a votação :-)) podem ouvir esta obra interpreteda pelo pianista polaco Piotr Anderszewski.

Estado da Votação - Obra de piano solo preferida

Caros Leitores, uma semana 8 votantes, largamente insuficiente. Consultem a lista e votem ... Neste momento caso fizéssemos o corte nas obras que têm já pelo menos dois votos ficaríamos com a seguinte lista:

  1. Bach - Cravo bem Temperado 
  2. Bach - Variações Goldberg 
  3. Scarlatti - Sonatas para Teclas 
  4. Carlos Seixas - Tocattas
  5. Mozart - Sonatas para Piano
  6. Beethoven - Patética, "Ao Luar", Appassionata  
  7. Beethoven - Ultimas Sonatas
  8. Chopin - Nocturnos  
  9. Liszt - Estudos Transcendentais
  10. Mendelssohn - Canções sem Palavras
  11. Schumann - Davidsbundlerdanze 
  12. Schumann - Kreisleriana
  13. Balakariev - Islamey
  14. Fauré - Nocturnos 
  15. Satié - Gnossienes, Gymnopedies
  16. Brahms - Intermezzi
  17. Ravel - Mirroirs 
  18. Debussy - Suite Bergamasque
  19. Schostakovich - 24 Preludios e Fugas
Não é uma má lista mas teria de escolher entre vários que têm apenas um voto ... querem de certeza deixar essa tarefa para mim? Ou preferem votar?

Ainda têm 40 dias para se decidirem ... 

Oportunidades na Amazon