segunda-feira, 10 de agosto de 2009

As dez mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #34)

Pesquisas da Semana
  1. "filipa lopes soprano" : Soprano portuguesa. Encontramos a página desta soprano no MySpace onde a podem ouvir a interpretar algumas obras do reportório de canto. Escolhemos uma ária de Marcos Portugal, Sinto o Peito da ópera "As Damas Trocadas".
  2. "joão francisco nascimento" : Compositor Português. Infelizmente não conseguimos encontrar muita informação na net. Sabemos que compôs Requiem por Mim (com poema de Miguel Torga) e Azinho porque encontramos algumas interpretações no You Tube mas gostariamos de vos poder dizer mais. Podem é claro seguir os links para as ditas. Se alguém nos souber dizer mais ou apontar alguma fonte de informação sobre o compositor não hesite.
  3. "maior violinista de sempre" : Bem escolher apenas um será sempre complicado. Além de que "de Sempre" inclui comparações com violinistas como por exemplo Paganini para os quais não existem materiais gravados e que por essa razão apenas podem ser comparados com base nas opiniões da época. Se eliminarmos esses e portanto nos centrarmos em violinistas do fim do século XIX inicio do século XX até aos nossos dias temos facilmente uma lista de mais de setenta nomes de grandes virtuosos do violino. Escolher um nome entre estes é uma tarefa impossível. Desta lista eu posso destacar alguns nomes que são consensuais que estariam numa lista reduzida de violinistas de verdadeira excepção: Oistrack, Perlman, Heifetz. Estou seguro porém que dependendo dos gostos pessoais facilmente muitos outros apareceriam. Pessoalmente se tivesse de escolher um hesitaria entre Perlman e Menuhin mas lá está é uma escolha muito pessoal e notem nem falamos de nomes como Kreisler, Elman, Milstein, Stern, Franchescatti, Ferras, ...
  4. anton rejcha : Falámos aqui neste compositor de origem Checa e que se naturalizou Françês.
  5. concertosincero.blogspot.com : Fantástico blog sobre música clássica de que recomendamos a visita. No link que vos damos podem ler um excelente texto sobre o Quarto Concerto de Rachmaninoff.
  6. estaçoes portenhas : Uma das minhas obras preferidas da autoria de Astor Piazolla. Podem ouvir aqui uma das Quatro Estações Portenhas.
  7. método suzuki canção de maio : Bem efectivamente esta canção faz parte do método. Não sei exactamente o que o nosso visitante pretendia mas caso procure pautas na verdade não temos publicado neste blog pautas musicais.
  8. principais maestros da msk classica : Também compilamos uma lista de maestros que aliás está referenciada na lista de pesquisas recorrentes que se segue a esta lista de pesquisas da semana. Desta extensa lista que agora já tem mais de 100 nomes, escolher os "principais" é uma tarefa dificil tanto mais que se nos instrumentistas até existe algum consenso quanto a um top 10 digamos aqui a polémica é grande. Se vos referisse por exemplo Bernstein, Karajan ou Furtwangler haveria decerto quem não me iria perdoar por não ter referido por exemplo Walter, Kemperer ou Böhm por exemplo. Desta forma o conselho é mesmo ficarem com a lista completa.
  9. raquel cambournac : Como já referimos neste blog algumas vezes a Raquel foi uma das laureadas do concurso capela de que falámos aqui e também aqui . Tive oportunidade felizmente de a ouvir nessa ultima ocasião numa interpretação muito segura de um dos concertos de Rieding.
  10. piano concerto do menor mozart : O unico concerto em Dó Menor para piano de Mozart foi o concerto nº 24 (K. 491). Escolhemos o pianista Lang Lang para vos mostrar este concerto.
Pesquisas Recorrentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista

Estatisticas

Tivemos esta semana 420 visitas (+5,26%) das quais 272 de Portugal (+11,93%) e 117 do Brasil (+6,36%). No terceiro lugar manteve-se a França com 6 visitas. Por cidades Lisboa mantém uma liderança incontestável com 105 visitas (+31,25%) , em segundo manteve-se a Invicta cidade do Porto com 42 (+80%) e em terceiro S. Paulo com 20 visitas (+11,11%).

Destas 71 foram directas (+10,94%), 187 foram através de sites de referência (+9,36%) enquanto 162 foram de motores de pesquisa (-1,22%).

Oportunidades na Amazon