domingo, 18 de janeiro de 2009

Pesquisas Interessantes da Semana (#20)

o que é um duplo concerto? : Um concerto duplo é um concerto que é composto para dois instrumentos solistas. Por exemplo o Duplo Concerto para Violino e Violoncelo de Brahms de que falámos aqui.

wilhelm backhaus : Pianista e pedagogo alemão, também conhecido como o leão do teclado pelo que merece toda a nossa simpatia :-), de que falámos aqui .

violinista sarah chang: É uma questão bastante frequente. Publicamos uma pequena biografia aqui.

canções de edit piaf: Em tempos escrevemos um post sobre os compositores de Edith Piaf neste blog, aqui . Ainda o mantemos por cá mas agora tem um poiso mais natural, um novo blog ainda na sua tenra infância aqui.

bibliografia de henry purcell : Bibliografia não temos ainda. Escrevemos uma pequena nota biográfica aqui.

ultimas musicas que chopin escreveu: É sempre uma questão que nos interessa. Conhecer a ultima obra em que um compositor pensou antes de falecer, como se nessa obra se fosse encerrar um qualquer segredo. E se há obras em que, pelo facto do compositor saber que está para breve a sua hora (por exemplo "Four Last Songs" de Richard Strauss) em outros casos apesar disso o compositor procura exactamente o inverso libertando-se dessa forma do fardo opressor da morte. No caso de Chopin a sua ultima obra (apenas publicada postumamente) foi uma Mazurka a Nº4 do Op. 68. A ultima obra publicada em vida foi uma Sonata para Piano e Violoncelo (Op. 65)

sonetos em portugues das quatro estações vivaldi: Efectivamente já os traduzimos estão aqui. Trata-se de Sonetos que eram lidos antes das interpretações das peças. Podem ler aqui uma tradução minha desses sonetos.

quantas, foram, as, obras, de, vivaldi, : É dificil dizer exactamente quantas foram. Na verdade não só Vivaldi foi um autor extraordinariamente prolífico como também naquele tempo o cuidado em registar as obras, todas as obras era bastante menor do que é nos nossos dias. Assim se considerarmos apenas as obras que chegaram até nós e se admitirmos que o catálogo de Peter Ryom está completo então estamos a falar de 791 obras (algumas chegaram incompletas ao nosso tempo). Quando por exemplo virem a seguinte linha num programa de concerto:

Concerto No. 1 em Mi Maior, Op. 8, RV 269 - "A Primavera"

Isto significa que é a oitava obra de Vivaldi e a obra número 269 no tal catálogo de Peter Ryom que conta 791 entradas.

lista melhores música erudita : Bom por enquanto temos apenas as "melhores" do período barroco que pode ler aqui.

importância da musica clássica nos nossos dias: A música clássica representa séculos de evolução estética. É por natureza uma forma quase totalmente abstracta de arte e como tal ideal para unir povos em torno do simplesmente belo. Leiam este post porque na verdade Daniel Barenboim explica muito melhor. E quando pensamos em paz pensemos em toda a paz em todos os tipos de paz.

musica clássica cansa? : Cansa ? Sim se estivermos a dançar a valsa cansa e muito !

Tchaikovsky - Duas obras para Orquestra

Antes de falarmos dos concertos para piano e Orquestra e do concerto para Violino e Orquestra, sem duvidas duas das obras mais conhecidas de Tchaikovsky não podemos deixar de falar de algumas obras dispersas compostas para Orquestra até porque entre essas se encontram também algumas das melodias que mais vezes ouvimos sem sabermos que estamos a ouvir uma obra de Tchaikovsky.

A primeira dessas duas obras é a Abertura 1812 (Op. 49) que foi encomendada a Tchaikovsky para festejar o aniversário da derrota das forças Napoleónicas quando da invasão da Russia. É uma obra muitas vezes executada e que coloca alguns problemas de execução dado que o compositor incluiu a utilização de canhões. É uma composição fortemente programática (por exemplo os canhões marcam momentos específicos nessa guerra) e com base em melodias russas. Podem ouvir esta obra aqui (primeira parte) e aqui (segunda parte).

A segunda dessas duas obras é a Fantasia Romeo e Julieta (esta peça não tem numeração) que contém uma das mais conhecidas melodias clássicas, o tema de amor tantas vezes repetido em inúmeros filmes. Curiosamente esta é uma obra que teve uma génese bastante complicada e dedicada a Balakirev, tendo começado numa obra apelidada Fatum que Tchaikovsky viria a destruir. Podem ouvir aqui esta obra (primeira parte) e aqui a segunda parte.

Oportunidades na Amazon