terça-feira, 11 de outubro de 2011

Yehudi Menuhin (1916-1999) - Primeira Parte

Como vos tinha prometido em paralelo com a Biografia de Schostakovich vou também falar-vos do grande Homem, Músico e Violinista que foi Yehudi Menuhin. Reparei nessa falta absurda quando vos falei do Dia Mundial da Música que ele ajudou a instituir de forma definitiva. Falta absurda porque Menuhin foi um dos músicos mais marcantes do século XX além de ter sido um dos interpretes de Violino mais notáveis desse século.

Menuhin nasceu em Nova Iorque em 22 de Abril de 1916 tendo no entanto muito novo mudado para São Francisco onde passaria uma boa parte da sua infância. Menuhin começou desde cedo a mostrar um enorme talento tendo sido um autentico menino prodígio. Começou a aprender violino com 5 anos e aos sete fazia a sua estreia pública acompanhado ao piano pelo seu professor Louis Persinger (aluno de Ysaÿe e professor além de Menuhin também de Isaac Stern e Ruggiero Ricci entre outros). Tocou nessa altura Scéne de Ballet de Bleriot (não encontrando Menuhin a tocar esta peça proponho-vos outro grande violinista Itzahk Perlman).

Com apenas 10 anos estreia-se "a sério" na Manhattan Opera House interpretando a Sinfonia Espanhola de Lalo (imagem retirada do Site Oficial do Violinista www.menuhin.org).





Podem ouvir aqui  Menuhin numa interpretação desta peça (não a mencionada estreia infelizmente).

Depois da auspiciosa estreia que lhe valeu louvores da critica americana parte em digressão para a europa onde faz dois concertos com a Orquestra de Lamoureux na altura uma das referências. Interpreta a sinfonia Espanhola que já ouvimos  e o concerto para Violino de Tchaikovsky. Ainda nesse ano estreia-se com o concerto de Beethoven no Carnegie Hall começando também as suas aulas com Enesco. Em 1928 faz as suas primeiras gravações para a Victor e no ano seguinte (1929) estreia-se em Berlim interpretando Bach, Brahms e Beethoven com a Filarmónica de Berlim dirigida por Bruno Walter (a gravação que podem  ouvir é de 1947 também com a Filarmónica de Berlim mas agora dirigida por Furtwangler).

A família de Menuhin fixa então residência em Basileia (1930). Por esta altura com 14 anos Menuhin é já apontado como uma referência no panorama musical.

Oportunidades na Amazon