quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Listen to This de Alex Ross (Do Clássico ao Pop)

Bem chegou hoje o meu exemplar do livro Listen to This de Alex Ross (leiam este outro post) de que vos vou falar nos próximos posts pelo menos de alguns capítulos. A principal razão pela qual o quero fazer é porque o livro está em grande parte relacionado com o propósito deste blog.

O primeiro capítulo intitula-se "Crossing the border from Classical to Pop". Não vos consigo resumir hoje a linha total de raciocínio mas o que vos posso dizer é que o tema do mesmo é a procura de uma razão de uma explicação pela qual a música clássica atrai tão menos pessoas do que no passado. A resposta não deixará de vos surpreender.

Alex Ross teve um percurso semelhante ao meu no que diz respeito à música clássica. Praticamente não ouvia mais nada até aos 20 anos (bem no meu caso foi mais cedo), tendo posteriormente descoberto outras formas de música daí o titulo que no entanto é um paralelo da mudança daquela que é a música do momento. Mas fiquem com a primeira frase do livro que poderia ser um bom resumo (e que subscrevo totalmente): "I Hate Classical Music: Not the thing but the name. It traps a tenacious living art inn a Theme park of the Past" ou seja "Eu odeio a música clássica: Não a música em si, mas o nome. Congela uma forma de arte viva num parque temático do passado" .... E a música clássica não é passado é presente!

Oportunidades na Amazon