segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Biografia de Jean-Philippe Rameau

Com este post de hoje terminamos com os compositores franceses do período barroco. Veja os nossos posts sobre Lully e Couperin para ficar com uma visão ainda que incompleta deste período da música no que diz respeito à produção dos compositores franceses.

VIDA

Jean-Philippe Rameau nasceu a 25 de Setembro de 1683. Embora a sua familia gostasse que ele viesse a exercer a carreira de jurista na verdade Rameau não mostrava grande predisposição para esse tipo de estudos.

O seu pai era organista na irgeeja de Dijon tendo-lhe ensinado a tocar esse instrumento. Anos mais tarde quando Rameau decidiu ser músico este saber foi-lhe muito útil para conseguir o s primeiros empregos como organista.

Em 1706 publica o primeiro livro da arte de tocar cravo tendo começado aí um conjunto de obras práticas e teóricas que embora sejam hoje na sua grande parte um pouco datadas fazem de Rameau um dos primeiros a preocupar-se com a teoria músical.

Faleceu a 12 de Setembro de 1764.

OBRA

Rameau escreveu ele também praticamente todos os tipos de música. Mantendo o nosso propósito de ilustrar a obra dos compositores com peças especialmente fáceis de ouvir vamos começar pelas óperas. Ouçam esta área da composição "Indes Galantes". Grande "swing" não vos parece ?



No que diz respeito à arte sacra a sua produção foi mais modesta em quantidade mas não em qualidade. Podemos destacar os motets que compôs essencialmente durante a sua estadia em Lyon entre 1710 e 1715/1720.

No que diz respeito às obras instrumentais sem dúvida as obras para cravo são as mais significativas. Para ilustrar isto deixo-vos com duas interpretações diferentes das obras de Rameau. Uma fiel ao espírito da época outra tocada em instrumentos recentes (a tocada num cravo moderno é aliás uma emissão histórica de televisão).



Oportunidades na Amazon